[Comentário de Guangming]
Recentemente, Guangxi e Hunan assinaram um memorando de compensação horizontal provincial (regional) do mecanismo de compensação do rio Crossin (rio Crossin) do rio Crossin), o primeiro nível do rio As bacias do rio Jiang e Zijiang, os afluentes de primeiro nível do rio Yangtze, realizam projetos piloto de remuneração, contratos de compensação de assinatura e aprofundam a prevenção e o controle das articulações inter-regionais da proteção ecológica e ambiental.
O "Relatório de Trabalho do Governo" deste ano propõe para melhorar o mecanismo de compensação de proteção ecológica e realização de valor ecológico do produto. A chamada compensação de proteção ecológica refere-se aos acordos institucionais de compensação a unidades e indivíduos que concordam em realizar a proteção ecológica por meio de pagamentos fiscais verticais, compensação horizontal entre regiões e mecanismos de mercado. A realização do valor dos produtos ecológicos transforma as vantagens ecológicas em vantagens de desenvolvimento, atende às necessidades das pessoas para um belo ambiente ecológico e produtos ecológicos de alta qualidade e reflete o significado inerente de "água verde e montanhas verdes são montanhas de ouro e prata".
Melhorar o mecanismo de compensação de proteção ecológica e realizar o valor dos produtos ecológicos é uma medida importante para implementar o pensamento ecológico da civilização ecológica de Xi Jinping. Desde o 18º Congresso Nacional do Partido Comunista da China, a qualidade do ambiente ecológico do meu país foi significativamente melhorado. O Grupo de Desvio de Água do Sul ao Norte da China se concentrou em armazenamento bombeado, geração de energia fotovoltaica e outros projetos em Yunnan, Hunan, Qinghai e outros lugares, e construiu um ecossistema circular de "usando água para acionar energia e promover água com energia". Lishui, a província de Zhejiang, poliram marcas de especialidade regionais como "Lishui Mountain Growth", "Lishui Mountain Residence" e "Lishui Mountain Spring" e criou uma cadeia de indústria especializada local, como o chá, os fúngios comestíveis e os materiais medicinais tradicionais. Shenzhen construiu um mecanismo de negociação de cadeia inteira para a proteção de sumidouros de carbono por manguezais Futian e embarcou em um novo caminho para a transformação orientada para o mercado. As práticas de desenvolvimento em vários lugares provaram que melhorar o mecanismo de compensação de proteção ecológica e realização de valor ecológico do produto deve aderir ao caminho de desenvolvimento da prioridade ecológica, conservação de recursos, verde e baixo carbono e coordenar a relação entre orientação do governo e incentivos de mercado.
Melhorar o mecanismo de compensação de proteção ecológica e realizar o valor dos produtos ecológicos é uma melhoria de processos que diz respeito à subsistência e bem-estar das pessoas. O mecanismo de compensação de proteção ecológica melhora a qualidade de vida dos residentes e melhora a sensação de felicidade dos moradores, reduzindo a poluição como ar, água e solo. O mecanismo de realização de valor para produtos ecológicos promove a transformação de produtos tradicionais em direção às direções de baixo carbono e verde através do comércio de carbono, certificação verde e outros caminhos, e atende às necessidades das pessoas para um estilo de vida saudável e sustentável. Por exemplo, a cidade de Suqian, província de Jiangsu, tornou a cidade mais cuidadosa ecologicamente, construindo um "parque ecológico" e também tornou a cidade um valor mais ecologicamente estético. O mecanismo de compensação de proteção ecológica e a realização de valor de produtos ecológicos também ajudarão a restringir a diferença de renda entre as regiões, promover a equidade social e melhorar o senso de ganho e identidade dos moradores. A cidade de Quzhou, a província de Zhejiang, explora a construção de um sistema de conta de carbono agrícola, vincula os rótulos da conta de carbono com políticas de incentivo financeiro, orientam a produção agrícola para reduzir as emissões e consolidar o carbono e melhorar efetivamente a capacidade de produção dos produtos ecológicos agrícolas.
Atualmente, meu país realizou um trabalho de compensação ecológica em áreas importantes, como florestas, pastagens, áreas úmidas, desertos, oceanos, rios e terras aráveis, bem como áreas funcionais ecológicas em nível nacional. Nos últimos anos, a compensação fiscal do governo central continuou a aumentar. Os fundos para a prevenção e o controle da poluição da água aumentaram de 13 bilhões de yuan em 2015 para 26,7 bilhões de yuan em 2024. Em termos de compensação de benefícios ecológicos florestais e recursos florestais naturais, o padrão de remuneração para florestas nacionais de bem-estar público estatal foi gradualmente aumentado para 10 yuan por MU por ano, e o padrão de compensação para coletivos e indivíduos foi aumentado para 16 yuans por MU por ano. Os pagamentos de transferência nas principais áreas funcionais ecológicas cobriram mais de 800 municípios em 31 províncias (regiões autônomas, municípios) em todo o país.
Ao mesmo tempo, a eficácia da compensação de proteção ecológica entre as regiões tornou -se cada vez mais proeminente. Em termos de compensação ecológica para a bacia fluvial, em novembro de 2024, um total de 24 províncias (regiões e municípios autônomos) estabeleceram 28 mecanismos de remuneração da bacia do rio provincial e mais de 20 províncias, incluindo o Basin, o Shichuan e o Shandong. O mecanismo de compensação de proteção ecológica multidimensional é uma maneira importante de apoiar a proteção ecológica.
Melhorar o mecanismo de compensação de proteção ecológica e realização de valor ecológico do produto requer estabelecer um pensamento sistemático, melhorar as políticas de incentivo e restrição e conectando a oferta e a demanda, podemos esclarecer gargalos do mecanismo. Nesse processo, devemos nos concentrar na coordenação da relação entre partes interessadas, como o governo, empresas, organizações sociais e o público, prestar atenção às diferenças e coordenação e explorar novos caminhos para realização de valor com base nas condições locais, injetar um novo impulso no desenvolvimento verde do meu país e contribuir com a sabedoria verde para proteger a casa da Terra comum da mão.
Autor: Liao Maolin (pesquisador do Instituto de Civilização Ecológica, Academia Chinesa de Ciências Sociais)