CCTV News: Para proteger melhor a segurança das línguas das pessoas, em 27 de março, 50 padrões nacionais de segurança alimentar e 9 folhas de modificação padrão e as "medidas de supervisão e administração da marca alimentar" foram divulgadas sucessivamente, fazendo disposições claras sobre vários conteúdos sobre os quais os consumidores estão particularmente preocupados.
50 Padrões nacionais de segurança alimentar liberados
Ming Guoqiang, Deputy Director of the Food Department of the National Health Commission: As of now, the total number of food safety standards in our country has reached 1,660, covering 340 food categories and more than 20,000 indicators. Através do controle de riscos em toda a cadeia de segurança alimentar, fortalecemos a revisão e a melhoria dos padrões, para que a segurança na ponta das pessoas possa ser mais garantida.
As "medidas para supervisão e administração de rotulagem de alimentos" foram libertadas oficialmente
A Administração do Estado para a Regulamentação do Mercado emitiu oficialmente as "medidas para a supervisão e administração da rotulagem de alimentos" em 27 de março, que direcionarão o problema dos rótulos de alimentos que as pessoas refletiram fortemente e protegerão os direitos e os juros legitimados.
Liu Muyu, Deputy Director of the Comprehensive Department of the Food Production and Operation Department of the State Administration for Regulamentação do mercado: é necessário configurar marcas de área independentes no layout de exibição principal da embalagem e usar palavras e números com contraste óbvio com a cor de fundo e marque diretamente a data de expiração da vida útil da embalagem na ordem do ano, mês e data, sem a necessidade de os consumidores calcularem separadamente.
Além disso, a administração estipula claramente que o conteúdo das etiquetas de alimentos não envolverá as funções de prevenção e tratamento de doenças, não devem fazer descrições falsas de maneiras como engano, enganos ou exageros, e não devem ser rotulados como "suprimento especial", "suprimento exclusivo" e "interno" e governo e governamental ou organs ou os ou os ougonos ou os.
Os 50 padrões nacionais de segurança alimentar e 9 listas de modificação padrão lançadas em 27 de março têm disposições claras sobre "adições zero", alergias alimentares, sal, petróleo e açúcar, etc. Como os novos padrões podem proteger melhor os direitos e interesses legítimos dos consumidores e quais são incluídos novos destaques?
Destaque 1: Não há mais palavras como "sem adição" e "adição zero" não podem ser usadas
Os novos padrões de rotulagem de alimentos pré-embalados, claramente afirmam que não é permitido usar termos como "sem adição" e "adição zero" e outros termos como ingredientes alimentares são enfatizados. Se os consumidores desejam entender os verdadeiros atributos dos alimentos, é a chave para ler corretamente as informações da etiqueta alimentar, como listas de ingredientes e listas de ingredientes nutricionais.
yu hangyu, vice -diretor da Sala 1 Standard 1, Centro Nacional de Avaliação de Risco de Segurança Alimentar: "Adição zero" é mais uma descrição do processo de produção, portanto, não está completamente relacionado se o produto é seguro e se é uma qualidade mais alta. Destaque 2: É proibido adicionar leite resiliente ao leite esterilizado
O leite esterilizado é um produto de leite líquido comum no mercado. Sua vida útil pode atingir mais de 6 meses e só precisa ser armazenada à temperatura ambiente. O leite restaurativo geralmente se refere à loção feita, secando o leite no leite em pó e adicionando uma certa quantidade de água ou leite. É usado principalmente em produtos lácteos esterilizados de temperatura ultra-alta, como iogurte.
Wei Lin, diretor do Departamento de Laticínios da criação de animais e do Departamento Veterinário do Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais: o uso de leite reconstituído para matérias -primas deve ser processado repetidamente em altas temperaturas e alguns nutrientes ativos serão perdidos. Portanto, os produtos processados diretamente com leite cru têm maior valor nutricional do que os laticínios processados com leite resiliente, e seu sabor e sabor serão melhores.
Destaque 3: Os nutrientes marcados forçados são expandidos de "1+4" para "1+6"
Os novos padrões lançados desta vez incluem as "regras gerais para rotulagem de nutrição de alimentos pré-embalados". The new standards expand the range of forced labeled nutrients from "1+4", that is, energy and protein, fat, carbohydrates, and sodium to "1+6". Os dois itens adicionais são açúcar e gordura saturada (ácido).
Deng Taotao, pesquisador associado da Sala de Nutrição Aplicada 1 do Centro Nacional de Avaliação de Risco de Segurança Alimentar: A atual ingestão dietética irracional de sal, alta gordura e alto açúcar nos residentes chineses pode ser o principal fator de risco para doenças crônicas. Para evitar essas doenças crônicas, os nutrientes correspondentes são obrigatórios.
Destaque 4: As substâncias alergênicas serão obrigatórias em rótulos de alimentos
Nos novos padrões divulgados desta vez, os "padrões nacionais de segurança alimentar e regras gerais para rótulos de alimentos pré-embalados" afirmam claramente que as substâncias alergênicas serão obrigatórias em rótulos alimentares. Para pessoas com histórico de alergias alimentares, deve -se prestar atenção especial às informações rápidas das substâncias alergênicas nas etiquetas de alimentos.
Destaque 5: A marcação de data alimentar é mais intuitiva
O novo padrão requer alimentos pré-embalados para marcar a data de produção e a data de validade da vida útil ao mesmo tempo, e a exibição de informações de prateleira é mais intuitiva. Também é estipulado que os produtores de alimentos podem marcar voluntariamente a "vida útil do consumo" de alimentos pré-embalados como a última data de consumo de alimentos para a referência dos consumidores.