Locais de fitness e equipamentos de fitness que podem ser vistos em todos os lugares, "check-in" de software que inunda a Internet, massagem popular e cursos de ioga, uma ampla gama de alimentos saudáveis com baixo teto e baixa caloria ... com a melhoria dos conceitos de gestão de saúde do consumidor e o consumo de renda dos residentes.
Nos últimos anos, meu país formulou e implementou sucessivamente uma série de políticas para promover o desenvolvimento de consumo saudável e o setor de saúde, que melhorou significativamente o nível de alfabetização da saúde dos residentes e promoveu o rápido desenvolvimento do mercado de consumo saudável. Recentemente, o Gabinete Geral do Comitê Central do CPC e o Escritório Geral do Conselho de Estado emitiram o "Plano de Ação Especial para aumentar o consumo", que mencionou "promover ações especiais para consumo saudável", que trouxeram novos benefícios políticos ao mercado de consumo saudável.
Usando a política, o potencial do mercado de consumidores de saúde continua sendo divulgado e a demanda dos consumidores por serviços de saúde está se tornando cada vez mais forte. Os dados do National Bureau of Statistics mostram que, em 2024, o gasto de consumo de saúde per capita dos residentes do meu país foi de 2.547 yuan, representando 9,0% da despesa de consumo per capita.
Atualmente, o campo de consumo de saúde do meu país mostrou uma série de novas características e tendências, uma das quais é a expansão contínua de grupos de consumidores. Além do principal grupo de idosos tradicionais de consumo de saúde, mais e mais jovens estão começando a "gerenciamento ativo" e se tornar uma nova força no consumo de saúde. Além disso, diferentemente dos conceitos tradicionais de saúde da geração mais velha, os jovens não estão mais satisfeitos com o simples "Sow Wolfberry em uma Copa Térmosa", mas preste mais atenção à gestão científica da saúde e à experiência de consumo personalizado. Por exemplo, em termos de gestão da saúde, mais jovens tendem a receber serviços regulares de exame físico e estão dispostos a tomar a iniciativa de comprar seguro de saúde. Em termos de dieta, os jovens consumidores atribuem cada vez mais a importância ao valor nutricional e ao processo de produção de alimentos.
As tendências de digitalização também fornecem suporte para consumo saudável. Atualmente, a popularidade dos equipamentos inteligentes de testes de saúde tornou o gerenciamento pessoal da saúde mais fácil e eficiente. Dados relevantes mostram que, em 2024, o volume de remessa do mercado de equipamentos de uso de punho da China atingiu 61,16 milhões de unidades, um aumento de 19,3% ano a ano, tornando-se o maior mercado de equipamentos de uso de pulso do mundo. Além disso, equipamentos inteligentes de monitoramento de saúde, máquinas de eletrocardiograma e ventiladores portáteis se tornaram pontos quentes no mercado.
O surgimento contínuo de demanda saudável está se tornando um novo mecanismo para o crescimento do consumo e também criou condições favoráveis para atualizações e iterações do lado da oferta. Para liberar completamente o potencial do novo consumo de saúde, pode ser melhor se concentrar em cultivar e expandir novos formatos de serviço, como exames de saúde, consultas e administração. Ao mesmo tempo, várias empresas são incentivadas a desenvolver produtos de serviço de saúde que atendam às necessidades diversas e personalizadas. Além disso, também podemos cultivar mais novos pontos de crescimento para consumo saudável, promovendo a transformação digital no campo dos serviços de saúde.
O consumo saudável fornece espaço amplo para melhoria e atualização da qualidade do consumo, mas novos formatos de negócios também enfrentam alguns problemas antigos que dificultam o desenvolvimento de "saudáveis". Por exemplo, propaganda falsa, marketing excessivo e consumo de indução ainda existem, e a alfabetização em saúde pública precisa ser melhorada, etc. Criar um ambiente de mercado bom e saudável é inseparável com os regulamentos e orientações do setor por departamentos relevantes. Ao mesmo tempo, realizaremos ações aprofundadas para promover a alfabetização em saúde para todo o povo e melhorar continuamente a alfabetização em saúde pública. Os comerciantes também devem cumprir a filosofia de negócios da honestidade e confiabilidade e fornecer aos consumidores produtos e serviços mais saudáveis.
À medida que mais e mais consumidores a gestão da saúde é colocada na agenda, o consumo saudável continuará a acelerar e a estrutura de consumo do meu país continuará sendo otimizada e atualizada, capacitando efetivamente o desenvolvimento do setor de saúde. Em um futuro próximo, a saúde e o bem -estar podem não ser mais a incóprima da geração mais velha, mas se tornará um novo tipo de estética da vida perseguida pela geração mais jovem. (Comentarista da Rede Econômica da China, Zang Mengya)