CCTV News: O porta -voz do Ministério do Comércio respondeu às perguntas dos repórteres sobre como tomar medidas relevantes a dispositivos médicos importados da UE durante as atividades de compras do governo.
P: Percebemos que a Comissão Europeia introduziu recentemente medidas para restringir as empresas e produtos chineses de participar da compra pública de seus dispositivos médicos. A China emitiu um aviso em 6 de julho, decidindo tomar medidas relevantes sobre alguns dispositivos médicos importados da UE durante as atividades de compras do governo. Qual é o comentário do Ministério do Comércio sobre isso?
A: A Comissão Europeia emitiu medidas em 20 de junho de 2025 para restringir as empresas e produtos chineses de participar de seus compras públicas de dispositivos médicos e continuar a estabelecer barreiras para empresas chinesas no campo de compras públicas. A China expressou repetidamente por diálogo bilateral que está disposto a punir adequadamente as diferenças com o lado europeu por diálogo e consulta e acordos de compras do governo bilaterais. Lamentavelmente, apesar da boa vontade e sinceridade libertada pela China, o time europeu está comprometido em tomar medidas restritivas para construir novas barreiras protecionistas. Portanto, a China deve tomar medidas restritivas recíprocas. As medidas relevantes são salvaguardar os direitos e interesses legítimos das empresas chinesas e manter um ambiente de competição justa. As medidas da China são destinadas apenas a produtos de dispositivos médicos importados da UE e a produção de empresas financiadas pela Europa na China não será afetada.