O repórter aprendeu no Centro de Excelência em Ciência Molecular Plant da Academia Chinesa de Ciências que a equipe do acadêmico Chen Xiaoya, do Centro, e a equipe de Gao CAIXIA do Instituto de Genética e Biologia de Desenvolvimento da Academia Chinesa de Sciências, etc. Analisou o mecanismo molecular do controle do comprimento da cadeia lateral da coenzima Q. A tecnologia de edição guiada foi usada para alterar os 5 aminoácidos da enzima CoQ1 do genoma do arroz e criaram um novo germoplasma de arroz que sintetiza a coenzima Q10, e a edição de trigo também fez um progresso importante. Os resultados foram publicados on -line no International Academic Journal "Cell" em 14 de fevereiro de 2025, tempo de Pequim.
coenzima Q10 está intimamente relacionado à saúde humana, especialmente na saúde do coração. É um transportador de elétrons da cadeia respiratória mitocondrial e um antioxidante solúvel em gordura. Criar culturas de coenzima Q10 e aumentar o conteúdo da coenzima Q10 em alimentos vegetais é um novo método de fortificação nutricional econômico e ambientalmente amigável, que é de grande significado. Neste trabalho de pesquisa, os pesquisadores coletaram amostras de 134 espécies de plantas de 67 famílias, incluindo musgo, pinheiro, samambaias, gimnospermas e angiospermas. Os tipos e as características de distribuição do sistema da coenzima Q em várias espécies foram detectadas e verificou -se que a coenzima Q10 era a característica ancestral das angiospermas, e a maioria das plantas ainda sintetiza a coenzima Q10.
Combinado com a análise evolutiva e o aprendizado de máquina da sequência de aminoácidos do CoQ1 de mais de 1.000 plantas terrestres coenzima Q sintetase da cadeia lateral, a equipe de pesquisa científica finalmente determinou os cinco locais de aminoácidos que determinam o comprimento da cadeia. Através da edição precisa, o arroz que sintetiza principalmente a coenzima Q10 foi criado. A coenzima Q10 em suas folhas e grãos representou 75% da coenzima total Q10, e a coenzima Q10 nos grãos atingiu 5 μg/g e não teve efeito no rendimento do arroz. O desenvolvimento bem-sucedido do arroz Q10 enriquecerá bastante as fontes alimentares da coenzima Q10 e também fornecerá um exemplo para o Big Data e a criação assistida por IA.
(repórter do CCTV Shuai Junquan Chu Erjia)