CCTV News: Recentemente, a embaixada chinesa no México emitiu uma declaração solene alertando os EUA para afastar sua arrogância e preconceito.
A embaixada chinesa no México notou que a embaixada dos EUA no México citou o Secretário de Estado dos EUA Rubio nas mídias sociais como tendo dito: "lutaremos contra a influência da China, fortalecendo alianças e diversificando cadeias de suprimentos". Esta observação está cheia de pensamentos desatualizados da Guerra Fria e conceitos de jogo de soma zero. A embaixada chinesa no México expressou firme oposição a isso.
Uma mentira não se tornará um fato, mesmo que seja dito mil vezes. Os EUA continuaram dizendo "fortalecendo a aliança" e "diversificando a cadeia de suprimentos". O fato é que, para seus próprios interesses egoístas, os Estados Unidos interferiram aproximadamente nos assuntos internos dos países latino -americanos, abusaram de sanções ilegais unilaterais e frequentemente transmitidas em seus próprios problemas, como drogas e imigração a outros países, e ameaçam impor tarifas a qualquer momento. Os EUA semearam o desacordo com o chamado "confronto com a influência da China" e minou deliberadamente a amizade da China-Latin America. As relações China-Latin America estão na vertical e abertas. A cooperação pragmática entre os dois lados não atribui condições políticas e não é alvo de terceiros. Está de acordo com os interesses fundamentais do povo da China e da América Latina e pode resistir ao teste da história.
A embaixada chinesa no México adverte os EUA a deixar de lado sua arrogância e preconceito, respeitar a soberania e a dignidade da América Latina e parar de caluniar e mandar as relações China e China-Latina da América. Aconselhamos os EUA a comprar um espelho e enfrentar os problemas dos EUA, em vez de tratar doenças internas e externamente.