Acabei de passar no feriado do festival da primavera, vários projetos importantes para conservação de energia e redução de emissões fizeram um novo progresso um após o outro.
recentemente, no terminal da indústria pesada de Shanghai Cosco em Changxing Island, Xangai, o primeiro tanque flutuante e de armazenamento flutuante offshore do mundo, equipado com captura de carbono e equipamento de armazenamento, foi concluído e está programado para ser entregue e usado até o final deste mês.
Este navio tem 333 metros de comprimento e 60 metros de largura e produz um volume diário de petróleo de até 120.000 barris. O que é único é que ele pode não apenas capturar o dióxido de carbono gerado durante a navegação e a produção, mas também usar energia térmica dos gases de escape para gerar eletricidade, alcançando os objetivos duplos de proteção ambiental e conservação de energia. A aplicação dessa tecnologia marca uma etapa importante no campo da captura de carbono offshore do meu país.
Xu Xiaohua, gerente sênior de projeto da Shanghai Cosco Shipping Heavy Industry Co., Ltd.: Esta torre é na verdade uma coleção e lavadora de carbono, e o oleoduto com uma etiqueta verde é a entrada do gasolina. O gasolina é trazido para o lavador através do ventilador. Existem alguns adsorventes no lavador, que capturarão os hidrocarbonetos nos gases de escape. Dessa forma, o gasolina é o gasolina com relativamente poucas emissões de carbono.
Operações offshore de petróleo e gás gerarão uma grande quantidade de dióxido de carbono todos os anos. De acordo com as estatísticas, em 2023, a indústria global de produção e processamento de petróleo e gás offshore emitirá cerca de 38 milhões de toneladas de dióxido de carbono. Se as medidas de controle não forem tomadas, as emissões de dióxido de carbono podem aumentar para quase 50 milhões de toneladas até 2030.