Os Estados Unidos e o Japão confirmam que o tratado de segurança cobre as Ilhas Diaoyu? Ministério da Defesa Nacional: Não importa o que você faça, você não pode abalar a determinação da China e o fará!
É relatado que, durante a chamada entre o ministro da Defesa Japonês e o Secretário de Defesa dos EUA, o time dos EUA confirmou que o artigo 5 do Tratado de Segurança dos EUA-Japão se aplica às Ilhas Diaoyu. Em resposta, um porta -voz do Ministério da Defesa Nacional disse que o Japão deveria fazer mais para melhorar a confiança mútua entre países e paz e estabilidade regionais.
falou pelo Ministério da Defesa Zhang Xiaogang: as Ilhas Diaoyu e suas ilhas afiliadas são o território inerente da China. Não importa o que os Estados Unidos e o Japão digam ou façam, esse fato não pode ser alterado, e não pode abalar a determinação da China e a vontade de proteger a soberania nacional e a integridade territorial.
O Tratado de Segurança dos EUA-Japão é um produto da Guerra Fria. A cooperação de segurança militar dos EUA-Japão não deve ser dirigida em países terceiros, nem deve colocar em risco o desenvolvimento regional. Este ano marca o 80º aniversário da vitória da guerra antifascista mundial. Espero que o Japão aprenda com lições históricas, reflita sua determinação em seguir o caminho do desenvolvimento pacífico com ações práticas e fazer mais coisas que são propícias para melhorar a confiança mútua entre países e paz e estabilidade regionais.