Os dados mais recentes divulgados pelo National Bureau of Statistics mostram que, em julho, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (CPI) passou de uma diminuição no mês a mês, um aumento de 0,4%e permaneceu no mesmo ano a ano; O CPI principal, excluindo os preços de alimentos e energia, aumentou 0,8% ano a ano e o aumento se expandiu por três meses consecutivos. Que sinais positivos podem ser lidos a partir dos dados de preços de julho?
Especialistas disseram que, em julho, o efeito da política na expansão da demanda doméstica continuou a aparecer, juntamente com o aprofundamento aprofundado da construção de um mercado nacional unificado, os preços no setor de consumidores continuaram a mostrar mudanças positivas e houve sinais de melhoria marginal nas operações de preços.
Dong Lijuan, estatístico-chefe do Departamento Urbano do Bureau Nacional de Estatísticas, apresentou que o CPI permaneceu inalterado ano a ano, afetado principalmente pelos baixos preços dos alimentos. Afetados pela alta base de preços no mesmo período do ano passado, os preços dos alimentos caíram 1,6% ano a ano, um aumento de 1,3 pontos percentuais em relação ao mês anterior, afetando o declínio da CPI em cerca de 0,29 pontos percentuais ano a ano.
O CPI aumentou 0,4% mês a mês, um aumento de 0,1 ponto percentual superior ao nível sazonal. Dong Lijuan analisou que o aumento mês a mês foi impulsionado principalmente pelo aumento dos preços dos serviços e dos bens de consumo industrial. Os preços do serviço aumentaram 0,6% mês a mês, afetando o aumento do CPI em cerca de 0,26 pontos percentuais mês a mês, representando mais de 60% do aumento total do CPI. Afetado pelo pico da temporada de viagens de verão, o aumento do mês a mês nos preços de passagens aéreas, turismo, acomodações para hotéis e taxas de aluguel de transporte são todas mais altas que o nível sazonal.
Os preços dos bens de consumo industriais aumentaram 0,5% mês a mês, um aumento de 0,4 pontos percentuais em relação ao mês anterior, afetando o aumento do CPI em cerca de 0,17 pontos percentuais mês a mês. Dong Lijuan analisou que uma série de políticas para aumentar o consumo levou a demanda para continuar a se recuperar e combinada com o final da promoção "618", os preços dos bens de consumo industrial deduzidos da energia aumentaram 0,2%. Entre eles, os preços dos carros a combustível e novos carros de energia passaram de um declínio de mais de cinco meses consecutivos a um preço fixo, e os preços dos eletrodomésticos, entretenimento duráveis bens de consumo, etc. aumentaram mês a mês entre 0,5% e 2,2%.
O Core CPI continua a se recuperar ano a ano. "O CPI principal, excluindo os preços de alimentos e energia, aumentou 0,8% ano a ano, e o aumento continuou a se expandir em 0,1 ponto percentual em relação ao mês anterior, o mais alto desde março de 2024", disse Dong Lijuan.