Xinhua Agência de Notícias, Wuhan, 23 de abril, Título: Como se adaptar às condições locais e inovar novamente? A Comissão Nacional de Saúde "leva exemplos"
Xinhua Repórteres da Agência de Notícias Li Heng e Yan Rui
A reforma médica do Sanming é um exemplo típico de aprofundar a reforma médica em meu país, e sua experiência está constantemente inovando e desenvolvendo na prática em vários lugares. No dia 23, Hu Qiangqiang, porta -voz da Comissão Nacional de Saúde e Vice -Diretor do Departamento de Publicidade, disse que este ano o país continuará promovendo de forma abrangente a experiência de reforma médica sanmita com base em prefeituras e cidades e impulsionando a reforma dos hospitais públicos orientados para novos progressos contínuos.
No mesmo dia, a Comissão Nacional de Saúde realizou uma conferência de imprensa na cidade de Yichang, província de Hubei, com foco em como a província de Hubei pode expandir ainda mais e enriquecer a conotação da experiência de reforma médica de Sanming à luz das realidades locais e especificamente "usando exemplos".
Adaptando -se às condições locais: a inovação do mecanismo e a otimização de recursos
Promover a reforma médica sanmita requer a adaptação às condições locais. A província de Hubei combina a realidade local e promove a "iniciação da reforma médica", otimizando mecanismos e layout de recursos.
Wang Yunfu, diretor da Comissão de Saúde Provincial de Hubei, introduziu que, primeiro, incluir os principais indicadores de reforma médica na avaliação de desenvolvimento de alta qualidade e fortalecer a coordenação de políticas; Segundo, o nível provincial levanta 150 milhões de yuans em fundos de recompensa e subsídios para apoiar 36 hospitais terciários para ajudar 70 hospitais no nível do condado a melhorar suas capacidades de serviço; Terceiro, concentre-se em oito doenças crônicas, como doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, e construa um sistema de serviço de cadeia inteira de "prevenção, triagem, diagnóstico, tratamento, saúde e gerenciamento".
Como uma cidade de demonstração para reforma hospitalar pública e desenvolvimento de alta qualidade, a cidade xiyan promove o desenvolvimento profundo da reforma médica, melhorando o sistema de liderança, a ligação departamental e a supervisão inteligente. Por exemplo, foi estabelecido um "pool de rotatividade" para estabelecimento de talentos médicos e de saúde e 315 estabelecimentos hospitalares públicos foram aumentados; A aquisição centralizada de medicamentos e consumíveis foi usada para abrir espaço para o ajuste de 3.479 preços do serviço médico, representando 35,4% da receita de serviços médicos; Atualizou a plataforma inteligente de supervisão de serviços médicos para obter supervisão de processo total, como co-construção e compartilhamento de dados de saúde, co-governança e co-gerenciamento de comportamentos médicos.
O condado de Zigui está localizado no oeste de Hubei e pertence a um condado montanhoso. Como podemos proteger melhor a saúde da população local? Li Qin, magistrado do condado do Condado de Zigui, apresentou que o governo local investiu mais de 700 milhões de yuans no total para atualizar as instalações e equipamentos da comunidade médica, introduziram 26 talentos de alto nível e construíram 59 especialidades provinciais e municipais. Em resposta ao transporte inconveniente em áreas montanhosas, o Condado de Zigui otimizou o layout de recursos médicos, construiu subcenters médicos regionais nos lados norte e sul do rio Yangtze e permitiu que as pessoas desfrutassem de serviços médicos de alta qualidade nas proximidades por meio de especialistas, a configuração de equipamentos e os canais de referência bidirecional.
Empowers de inteligência digital: a tecnologia da informação ajuda a melhorar a qualidade e a eficiência médicas
Cuidados médicos digitais é um destaque da reforma médica de Hubei. O prefeito de Yichang, Chen Honghui, disse que Yichang investiu 1,84 bilhão de yuans para construir um big data center de saúde e médico, integrando informações de vários departamentos, como segurança pública, assuntos civis, educação e seguro médico para alcançar "uma tela para conhecer a fundação da família, uma rede completa e um clique para alcançar a base". Ao construir os "cinco centros" de eletrocardiograma remoto, imagem, consulta, teste e patologia, economizará mais tempo, dinheiro e preocupação para o público consultar um médico.
Com o desenvolvimento da tecnologia de inteligência artificial, a tecnologia da informação está sendo cada vez mais aplicada ao diagnóstico clínico, tratamento e manejo do hospital. Yang Jian, secretário do Comitê do Partido do Hospital Popular Central de Yichang, apresentou que o hospital integra modelos de inteligência artificial em todo o processo de diagnóstico e tratamento clínicos, ajudando os médicos a formular planos personalizados de gestão de saúde; Por meio de hospitais da Internet, o número de compromissos on -line atingiu mais de 7.000 pessoas diariamente; Obtenha reconhecimento mútuo dos resultados de inspeção e inspeção regional, com uma média de mais de 600 pessoas por dia, economizando despesas de exame do paciente.
Como as áreas com montanhas altas e estradas longas e transporte relativamente inconveniente usam a tecnologia da informação para capacitar os serviços médicos e de saúde? Li Qin introduziu que o Condado de Zigui investiu 50 milhões de yuans para construir um data center médico e de saúde para alcançar "uma coleta de plataforma e rastreabilidade completa do processo" para os registros de saúde dos residentes e o diagnóstico e as informações de tratamento. Através da plataforma digital "Zigui saudável", as pessoas em áreas montanhosas podem concluir 15 funções como registro, referência e pagamento on -line, economizando 1,5 horas de tempo de tratamento médico por dia.
Serviço: Deixe os pacientes "fugirem menos e gastarem menos dinheiro"
Deixe as pessoas ficarem doentes por perto é um dos objetivos centrais da reforma médica de Hubei. Chen Honghui apresentou que Yichang criou um modelo de serviço médico e de saúde de "força no nível do condado, vitalidade no nível do município, estabilidade no nível da vila, conexões superior e inferior e comunicação da informação". Todos os 9 municípios e cidades construíram comunidades médicas de curta distância, e todas as 110 instituições médicas de base cumpriram os padrões básicos para recursos de serviço de serviços de alta qualidade para agências de base. Além disso, a área local implementou um projeto de treinamento direcionado gratuito para médicos da aldeia, percebendo "um médico da aldeia estudantil em uma vila" e construiu 191 unidades de tratamento de dor no peito e estações de prevenção e tratamento de derrames para fornecer serviços médicos oportunos e eficientes ao povo.
Como guardião da saúde dos residentes, a prática inovadora dos serviços contratados dos médicos da família traz mais conveniência para as pessoas de base. De acordo com Zhu Yunhui, vice-prefeito de Shiyan City, a área local construiu uma plataforma digital de "Internet + medicina doméstica inteligente" para empurrar automaticamente a popularização das ciências da saúde, o acompanhamento físico e outras informações com a família como uma unidade para facilitar as crianças a entender o estado de saúde de seus pais. Ao mesmo tempo, os hospitais de segundo e terceiro nível selecionaram mais de 400 médicos especializados para apoiar a equipe de Doctor de Família e criar canais de referência verde para permitir que o público encontre um médico de família o mais rápido possível, se eles tiverem problemas de saúde. Além disso, Shiyan também construiu uma estação de saúde baseada na equipe de Doctor de Família, abriu 56 clínicas de gerenciamento de peso saudáveis e implementou o gerenciamento de saúde classificado.
O Condado de Zigui melhorou suas capacidades de serviço de saúde de base através dos "três naufrágios" de recursos, força e serviços. Li Qin introduziu que as clínicas locais da aldeia alcançaram a cobertura completa de máquinas de eletrocardiograma e equipamentos adequados para a medicina tradicional chinesa e executam serviços tradicionais de medicina chinesa regularmente. Ao mesmo tempo, uma rede de serviços psicológicos de três níveis para municípios, municípios e aldeias é construída e, através do reconhecimento mútuo dos resultados de exames e testes, diagnóstico e tratamento inteligentes e consultas on-line, os pacientes podem "fugir menos e gastar menos dinheiro".