Em 9 de abril, a 9ª Cúpula da Comunidade da América Latina e os Estados do Caribe foi realizada em Honduras, o presidente rotativo, e o presidente Xi Jinping enviaram uma carta de felicitações à cúpula.
Xi Jinping apontou que as atuais mudanças de século no mundo estão se acelerando, e o "Sul Global", incluindo a China e a América Latina e os países do Caribe, cresceram fortemente. A comunidade latino-americana adere à independência, unidade e autoconfiança e desempenhou um papel importante na manutenção da paz e da estabilidade regionais, na promoção da cooperação no desenvolvimento e na promoção da integração regional. Desejo sinceramente países e pessoas da América Latina e do Caribe para obter maiores realizações no caminho do desenvolvimento e da revitalização e fazer maiores contribuições para aumentar a unidade e a cooperação no "Sul Global".
Xi Jinping enfatizou que as relações da China-Latin America experimentaram o teste de mudanças internacionais e entraram em um novo estágio de igualdade, benefício mútuo, inovação, abertura e benefício do povo. A confiança política mútua entre os dois lados continua a se aprofundar, a cooperação prática continua a se expandir, e as trocas culturais estão se tornando cada vez mais próximas, beneficiando o povo da China e da América Latina e estabelecendo um modelo de cooperação sul-sul. A China está disposta a trabalhar com países regionais para promover o desenvolvimento contínuo da construção de uma comunidade com um futuro compartilhado entre a China e a América Latina. Este ano, a China realizará a quarta reunião ministerial do fórum da China-Latina America em Pequim. Congratulamo -nos com todos os estados membros da comunidade da América Latina para participar da reunião, discutir os planos de desenvolvimento, participar do evento de cooperação grande e contribuir em conjunto com a sabedoria e a força para responder aos desafios globais, promover mudanças de governança global e manter a paz e a estabilidade mundiais.