Serviço de Notícias da China, Pequim, 6 de março (Li Botao) Em 5 de março, a terceira sessão do 14º Congresso Popular Nacional foi inaugurada em Pequim. O conteúdo relacionado a Taiwan no "Relatório de Trabalho do Governo" deste ano atraiu muita atenção, especialmente a sentença "impulsionando inabalável a grande causa de reunificação nacional e trabalhar juntos para criar a grande causa do rejuvenescimento nacional". Aplausos calorosos surgiram em cena e causaram respostas de opinião pública de ambos os lados do Estreito de Taiwan.
Ji Xin, um unificador de Taiwan e editor da revista de observação de Taiwan, disse ao Serviço de Notícias da China que os aplausos não são apenas um alto reconhecimento do conteúdo do relatório, mas também uma forte expectativa para a reunificação da pátria.
Ela acredita que o conteúdo que envolve Taiwan no relatório de trabalho do governo deste ano são conciso e pragmático, e mais tridimensionalmente e demonstram claramente a firme determinação do continente em combater a "independência" e promover a unificação.
Ji Xin afirmou ainda que a reunificação cruzada é uma necessidade histórica. Nesse processo, reprimir as forças "independência de Taiwan" que tentam dividir Taiwan da pátria é a chave para proteger a soberania nacional e a integridade territorial.
"Com as mudanças nas relações cruzadas e a situação no Estreito de Taiwan, o continente tornou o trabalho anti-independência 'mais direcionado por vários métodos positivos e eficazes". Ji Xin disse que alcançar a reunificação da pátria de maneira pacífica está mais alinhada com os interesses fundamentais dos compatriotas de ambos os lados do estreito. "O trabalho do continente em Taiwan não é apenas reprimir e conter os diaros 'Taiwan Independence', mas, mais importante, fazer o possível para alcançar uma reunificação pacífica." Um ponto muito importante é fortalecer as trocas civis cruzadas e dar um jogo completo ao papel de províncias costeiras como Fujian em trocas com Taiwan. Através dessas províncias, laços estreitos com Taiwan em muitos aspectos, como geografia, história e cultura, entendimento mútuo e confiança entre compatriotas de ambos os lados do Estreito de Taiwan, será aprimorado e uma base sólida para a opinião pública será lançada para perceber a reunificação da pátria.