O Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação e outros quatorze departamentos recentemente emitiram em conjunto as "opiniões sobre o fortalecimento da construção da capacidade de comunicação de emergência em cenários extremos", propondo que, até 2027, devemos alcançar inovações em que a remendos em áreas em que os desastres serão significativos no espaço, o nível de cobertura das redes de comunicação em áreas para desastres será significativo Os cenários serão muito saltados.
As "opiniões" apresentam quinze requisitos específicos para promover avanços inovadores em comunicações de emergência, acelerando a reforma dos mecanismos de comunicação de emergência, consolidando a base das redes de comunicação de emergência e fortalecendo os recursos de garantia de cenários extremos.
As "opiniões" enfatizam que devemos nos concentrar em novas tecnologias de informação e comunicação e apoiar os avanços nas principais tecnologias de comunicação de emergência por meio de grandes projetos de ciência e tecnologia nacionais, ministeriais e provinciais e planos importantes de P&D. Promover a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias-chave adequadas para cenários extremos, como roaming de emergência entre operadores, comunicação aérea de drones, posicionamento interno e navegação, aprimoramento do sinal espacial subterrâneo e acelerar a aplicação de informações e tecnologias de comunicação de novas gerações, como inteligência artificial e comunicação de big data, bem como tecnologias de segurança.
Em termos de consolidação da base das redes de comunicação de emergência, as "opiniões" enfatizam que é necessário coordenar o uso de redes de comunicação pública, redes de comunicação dedicadas e redes de comunicação de satélite, focar em melhorar o nível de cobertura da rede de áreas nacionais de desastres, áreas de fundos estatais. Promova a integração, coordenação e programação unificada de redes de satélite e redes de terra e acelere a construção de estações super base em cidades propensas a desastres.
Em termos de fortalecimento da capacidade de garantir cenários extremos, as "opiniões" enfatizam que é necessário atualizar o sistema de comando e despacho de emergência da Rede Nacional de Comunicações, fortalecer o compartilhamento de torres, comunicações, desnatamento e dados de energia e fortalecer a análise de dados, monitoramento e advertência precoce, tomada de decisões, julgamento, consumo, e recursos. Os departamentos de resposta a emergências populares e as equipes de resgate de emergência de base devem fortalecer o equipamento de equipamentos de comunicação, como os telefones de satélite Tiantong.
(repórter do CCTV Sun jiwei)