O que devo fazer depois de substituir os eletrodomésticos, carros, etc.? Olhando para a cadeia de ciclos por trás dos "dois novos"
ontem (17), o Ministério do Comércio e outros oito departamentos emitiram um aviso sobre o trabalho de automóveis antigos e novos em 2025, incluindo veículos de combustível para o primeiro ano da implementação dos padrões nacionais de emissão de IV nos bastidores. O padrão de subsídio é consistente com 2024. Uma subsídio de 20.000 yuan será dada a carros antigos descartados para a compra de novos carros de passageiros de energia, e um subsídio de 15.000 yuan será fornecido para comprar carros de passageiros de combustível com deslocamento de 2,0 litros ou menos.
A Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, o Ministério das Finanças e outros ministérios também emitiram políticas relevantes para fortalecer ainda mais a implementação de atualizações de equipamentos em larga escala e troca de bens de consumo.
Onde estão os eletrodomésticos vendidos após a antiga troca?
Comércio de consumo antigo para novas unidades, mas também traz novos problemas. Você já encontrou um novo produto em sua casa e não sabe como lidar com o produto antigo? Hoje, vamos começar com "reciclagem".
ms. Chen, um cidadão: não ouvi falar de nenhuma reciclagem de loja deste antigo eletrodoméstico e não sei onde está disponível. Comprei um sofá em casa por mais de 10.000 yuan naquela época, para que eu possa jogá -lo no depósito de lixo. Citizen Dai Ruizhen: Ainda há uma máquina de lavar na minha casa colocada na varanda e não foi retirada. Como comprei os novos, coloquei os antigos lá, porque pode custar 10 anos ou 20 anos para pedir a alguém para vir.
O repórter entrevistou aleatoriamente alguns cidadãos, e muitos cidadãos disseram que o ponto atual de reciclagem é difícil de encontrar e, mesmo que o preço de reciclagem seja encontrado, é muito baixo.
Tome Pequim como exemplo, usamos a pesquisa de big data para descobrir que havia cerca de 160 pontos de reciclagem de eletrodomésticos pequenos em 2023, e quase não houve aumento no ano inteiro do ano passado. No entanto, nos primeiros 11 meses do ano passado, o número cumulativo de pessoas em Pequim que receberam o antigo subsídio para eletrodomésticos excederam 2,33 milhões.
A reciclagem offline é difícil, e a reciclagem on-line? O repórter abriu a campanha "Old for New" iniciada por uma determinada plataforma e fez um pedido para um produto do aquecedor de água. Embora você possa desfrutar de políticas preferenciais para comprar novos subsídios, ao fazer o check -out, a máquina antiga só pode ser deduzida por dez yuan. A plataforma disse que o motivo do baixo preço de reciclagem é o alto custo da página inicial manual e desmantelamento de máquinas, e o valor residual dos produtos eliminados é difícil de cobrir o custo da página inicial manual.
Feng Xiangzhao, pesquisador do Instituto de Energia de Energia, Instituto de Pesquisa CIDI do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação: o atual sistema de reciclagem não acompanhou a taxa de crescimento do front-end, e a escala de empresas na indústria geralmente é pequena e a concentração não é alta. As plataformas on-line ainda não foram uniformemente e os preços e gerenciamento padronizados, especialmente em áreas rurais e junções urbanas-rurais, o custo de ir para a porta é ainda maior.