A receita e as despesas fiscais divulgadas recentemente no primeiro semestre do ano mostraram que as despesas nacionais de orçamento público em geral atingiram 14,13 trilhões de yuan, um aumento ano a ano de 3,4%. Entre eles, o Seguro Social, o Emprego, a Educação e as Despesas de Saúde aumentaram 9,2%, 5,9% e 4,3% ano a ano, respectivamente. Pode -se observar que a política fiscal continua mais poderosa e promove a economia da China para continuar a se recuperar e melhorar.
O relatório de trabalho do governo deste ano propõe implementar políticas fiscais mais proativas. Na primeira metade do ano, foi destacado o papel de apoio da política fiscal nos campos de beneficiar os meios de subsistência das pessoas e promover o consumo. Em termos de garantia de meios de subsistência das pessoas, a política fiscal continua se concentrando em áreas -chave como cuidados idosos, saúde pública e educação, para que a renda dos residentes seja mais estável e suas garantias sejam mais sólidas. Se as políticas nacionais de reembolso e pagamento de empréstimos para estudantes forem continuar em 2025, estima-se que a redução de juros seja de aproximadamente 2,48 bilhões de yuan, beneficiando cerca de 6 milhões de graduados.
Em termos de promoção do consumo, este ano o governo central estabeleceu "dinheiro real" e enviou aos consumidores um "grande pacote de presentes". Na primeira metade do ano, 162 bilhões de yuans de fundos de títulos especiais de títulos especiais de longo prazo foram alocados em dois lotes para trocar de bens de consumo antigos e expandir ainda mais o escopo dos subsídios. Desde o início deste ano, a política continua sendo eficaz. Na primeira metade do ano, as vendas de varejo de eletrodomésticos e equipamentos audiovisuais, suprimentos para escritórios culturais, equipamentos de comunicação e produtos de mobiliário de unidades acima da cota aumentaram 30,7%, 25,4%, 24,1%e 22,9%em relação ao ano a ano, respectivamente, impulsionando o varejo total de bens de consumo durante o ano anterior em 5%a ano, 1.5%.
No quarto trimestre do ano passado, meu país aumentou o limite de dívida do governo local em 6 trilhões de yuan ao mesmo tempo, 2 trilhões de yuan por ano em três anos, para substituir as dívidas ocultas existentes e apoiar os governos locais para resolver os riscos da dívida. Desde o início deste ano, o efeito da implementação da política de substituição emergiu gradualmente. A escala de dívidas ocultas que os governos locais precisam resolver por conta própria foi bastante reduzida, liberando mais recursos para proteger os meios de subsistência das pessoas e promover o desenvolvimento e injetar um novo impulso no desenvolvimento regional.
Continue implementando políticas fiscais mais proativas. Primeiro, devemos continuar fazendo um bom trabalho na promoção do consumo. Devemos dar um jogo completo ao papel de orientação e direção das políticas fiscais, apoiar ainda mais os governos locais na promoção de novos formulários de consumo, modelos e cenários e continuar a melhorar a conveniência e a experiência do consumo, acelerando ainda mais o desenvolvimento de um novo consumo, como digital, verde e inteligente. Segundo, devemos ficar de olho nas necessidades e preocupações urgentes das pessoas e continuar a consolidar e aumentar o apoio financeiro em áreas -chave como educação e assistência médica. Terceiro, concentre -se em melhorar as capacidades de inovação científica e tecnológica e cultivar e desenvolver uma nova produtividade de qualidade, fortalecendo ainda mais o apoio de políticas fiscais e tributárias e as garantias financeiras e ajudando a transformação e atualização industrial. Quarto, devemos fortalecer ainda mais a coordenação com moeda, indústria, comércio e outras políticas e lançar um "soco combinado" de políticas para fornecer forte apoio à promoção do desenvolvimento constante e a longo prazo da economia do meu país.
Desde este ano, enfrentando o ambiente externo complexo e em mudança, a economia nacional vem avançando com uma pressão de 5,3% no crescimento ano a ano na primeira metade do ano, e um "boletim" de alto valor foi entregue. "A economia da China é um mar, não um pequeno lago". Acredito que, à medida que a caixa de ferramentas da Macro Policy continua a se esforçar para mostrar resultados na segunda metade do ano, a resiliência e a vitalidade da economia da China continuarão surgindo, apoiando ainda mais a recuperação e melhoria econômica. (Comentarista de rádio e televisão da China Mi Di)