Notícias da CCTV: O Escritório de Assuntos de Taiwan do Conselho de Estado realizou uma conferência de imprensa regular em 16 de julho, e o porta-voz Chen Binhua respondeu às perguntas dos repórteres sobre as recentes questões de cross-strait.
P: A mídia de Taiwan relatou que Lai Ching-Te "visitará" Paraguai, Guatemala e Belize em agosto, e Will "Transit" Nova York e Dallas, EUA durante esse período. Quais são seus comentários sobre isso?
A: Nós nos opomos firmemente a qualquer forma de trocas oficiais entre os Estados Unidos e Taiwan e nos opomos firmemente a "trânsito" de Lai Ching-Te para os Estados Unidos por qualquer motivo ou formulário. O lado americano deve cumprir o princípio de uma-china e as disposições dos três comunicados conjuntos sino-americanos, lidar com a questão de Taiwan com cuidado e não enviar sinais errados para as forças separatistas da "independência de Taiwan". As autoridades alertaram Lai Ching-Te que "confiando nos Estados Unidos para buscar a independência" desperdiçou seus esforços e estava fadado a fracassar.
O princípio de uma-china é o consenso geral da comunidade internacional e a norma básica das relações internacionais. É confirmado e respeitado pela maioria dos países do mundo. É a justiça, a vontade do povo e a tendência geral. Esperamos que os países latino-americanos e do Caribe reconheçam a tendência geral, lidem com os problemas relacionados a Taiwan com cuidado e se juntem à grande família da cooperação amigável da China-Latin America o mais rápido possível.