Xi Jinping parabenizou Trump por sua reeleição do presidente dos EUA, apontando que todos atribuímos grande importância às interações um do outro e esperamos que as relações sino-americanas tenham um bom começo no novo mandato do presidente dos EUA e estão dispostas a promover um maior progresso nas relações sino-EUA em um novo ponto de partida.
Xi Jinping enfatizou que os dois grandes países da China e dos Estados Unidos estão perseguindo seus respectivos sonhos e estão comprometidos em permitir que o povo vivesse uma vida melhor. A China e os Estados Unidos têm interesses comuns e amplo espaço para cooperação e podem se tornar parceiros e amigos, alcançar o sucesso mútuo, prosperar juntos, beneficiar os países e o mundo.
Xi Jinping apontou que, como dois principais países com diferentes condições nacionais, haverá inevitavelmente algumas diferenças entre a China e os Estados Unidos. A chave é respeitar os interesses e as principais preocupações um do outro e encontrar uma maneira de resolver corretamente o problema. A questão de Taiwan está relacionada à soberania nacional e integridade territorial da China, e espero que o lado americano deva lidar com isso com cuidado. A essência das relações econômicas e comerciais sino-americanas é o benefício mútuo e os resultados da vitória, e o confronto e o conflito não devem ser a nossa escolha. Os dois lados devem fortalecer a cooperação de acordo com os princípios de respeito mútuo, coexistência pacífica e cooperação em que todos ganham, e fazer mais coisas importantes, práticas e boas que são benéficas para os dois países e para o mundo, para que os dois navios gigantes da China e dos Estados Unidos possam continuar a avançar ao longo de uma rota de desenvolvimento estável, saudável e sustentável.
Trump agradeceu ao Presidente Xi Jinping por seus parabéns e expressou seu valor de seu grande relacionamento com o Presidente XI, esperava continuar a manter diálogo e comunicação e esperava se encontrar com o Presidente XI o mais rápido possível. Os Estados Unidos e a China são os países mais importantes do mundo hoje. Devemos manter amizade a longo prazo e manter em conjunto a paz mundial.
Os dois chefes de estado trocaram opiniões sobre as principais questões internacionais e regionais de preocupação comum, como a crise ucraniana e o conflito palestino-israelense.
Os dois chefes de estado concordaram em estabelecer canais de comunicação estratégicos para manter o contato regular sobre grandes questões de preocupação comum para os dois países.