Declaração conjunta da China e Brasil na crise ucraniana
(Pequim, 13 de maio de 2025)
1. A China e o Brasil recebem a proposta do presidente Putin de iniciar as negociações de paz em 10 de maio e a declaração positiva do presidente Zelensky.
2. China e Brasil esperam que a Rússia e a Ucrânia iniciem o diálogo direto o mais rápido possível, que é a única maneira de terminar o conflito.
3. A China e o Brasil avaliam ativamente os sinais recentes sobre a disposição de conduzir o diálogo e esperam ansiosamente as partes envolvidas para iniciar negociações frutíferas, reunir mais consenso para alcançar um acordo político e resolver as preocupações razoáveis de todas as partes. Eles acreditam que é necessário encontrar uma solução para a crise ucraniana da raiz, a fim de alcançar um acordo de paz justo, duradouro e vinculativo.
4. Para atingir os objetivos acima, a China e o Brasil pediram a todas as partes que criassem condições para a restauração do diálogo em maio de 2024. Em setembro do mesmo ano, os dois países lançaram o grupo "Friends of Peace" nas Nações Unidas, unindo países do mundo.
5. China e Brasil estão dispostos a trabalhar com países do sul ao redor do mundo para continuar a fazer esforços positivos para resolver a crise.