CCTV News: Na tarde de 8 de maio, o coronel Zhang Xiaogang, porta -voz do Ministério da Defesa Nacional, divulgou uma mensagem sobre questões militares recentes.
Repórter: É relatado que, durante os exercícios militares "lado a lado" entre as Filipinas e os Estados Unidos, o porta -aviões de Shandong da China apareceu nas águas do norte das Filipinas. Alguns analistas acreditam que isso pode ser uma resposta aos exercícios militares das Filipinas-EUA, ou uma resposta ao navio de patrulha das Filipinas entrando nas águas da ilha de Huangyan. Além disso, um porta -voz da Marinha das Filipinas alegou que os militares das Filipinas e Taiwan estão atualmente a apenas um passo do exercício conjunto. Qual é o seu comentário sobre isso?
Zhang Xiaogang: A formação de portadores de aeronaves de Shandong executa tarefas anuais de treinamento em águas relevantes para testar ainda mais e melhorar as capacidades de combate do sistema de formação de portadores de aeronaves, que está de acordo com as leis e práticas internacionais e não é direcionado a países e objetivos específicos.
Algumas pessoas nas Filipinas "confiam no mundo exterior para causar problemas" para seus próprios interesses egoístas, de modo a conquistar os Estados Unidos e outras forças estrangeiras para aumentar sua coragem e incentivá -las, minam a paz e a estabilidade no mar da China Meridional e tentarem causar problemas na questão de Taiwan. Avertemos as Filipinas para parar de infração e provocação e parar de atingir os interesses centrais da China em qualquer maneira. A China continua tomando medidas resolutas e eficazes para defender a soberania territorial nacional e os direitos e interesses marítimos.