localização atual:notícias > news > texto
Xi Jinping fala com o presidente do Sri Lanka Disanayak
2025-04-25 fonte:

A agência de notícias Xinhua, Pequim, 15 de janeiro (repórter Feng Xinran) Na tarde de 15 de janeiro, o Presidente Xi Jinping manteve negociações com o presidente do Sri Lanka, Dissanayak, que estava em uma visita de estado à China no Grande Hall do Povo em Pequim.

Xi Jinping apontou que a China e o Sri Lanka são tradicionalmente amigáveis. Nos 68 anos desde o estabelecimento de relações diplomáticas, a relação entre os dois países manteve o desenvolvimento saudável e estável, estabelecendo um exemplo de interação amigável e cooperação mutuamente benéfica entre diferentes países. Com os esforços conjuntos de ambos os lados, a parceria cooperativa estratégica da China e do Sri Lanka de assistência mútua sincera e amizade por gerações foi desenvolvida continuamente em profundidade, e a construção conjunta de alta qualidade dos "cinturões e rodovias" e trocas e cooperação em vários campos alcançaram resultados frutíferos, trazendo benefícios tangíveis para o povo de países. Atualmente, as relações China-SZCZ enfrentam uma oportunidade histórica de levar adiante o passado e abrir o passado. Ambos os lados devem entender as relações China-SZCZ de uma perspectiva estratégica e construir em conjunto uma comunidade de futuro compartilhado entre a China e a SZCZCZ.

Xi Jinping enfatizou que a China sempre colocou o Sri Lanka em uma direção importante da diplomacia vizinha. Ele continuará apoiando o Sri Lanka na salvaguarda da independência nacional, soberania e integridade territorial, e apoiar o Sri Lanka a explorar independentemente os caminhos de desenvolvimento que estão em conformidade com suas condições nacionais. Está disposto a aprofundar a confiança mútua política com o Sri Lanka, trocar experiência em governar o país e fortalecer o diálogo e a comunicação entre os dois departamentos. O aprofunda mais abrangente da China de reforma e promoção da modernização de estilo chinês trará novas oportunidades para o desenvolvimento do Sri Lanka. A China apoiará ativamente o Sri Lanka a se concentrar na construção econômica, promoverá a cooperação de alta qualidade nos campos de "cinto e estrada", agricultura moderna, economia digital, economia marinha etc. e criar novos destaques. Devemos fortalecer as trocas culturais entre os dois lados e melhorar a "conectividade do coração para coração" entre os dois povos. A China está disposta a fortalecer a coordenação e a cooperação com o Sri Lanka em instituições multilaterais, como as Nações Unidas, respondem em conjunto a questões importantes, como mudanças climáticas relacionadas ao desenvolvimento humano, aderindo à unidade global e do sul e autoconfiança e contribua com a paz, estabilidade, desenvolvimento e prosperidade regionais.

Disanayak disse que estava muito feliz em visitar a China no início do ano novo. O Sri Lanka admira as principais realizações de desenvolvimento da China nas áreas de economia, ciência e tecnologia, infraestrutura etc. A China sempre foi um amigo confiável e parceiro do Sri Lanka. O Sri Lanka atribui grande importância às relações com a China, permanece firmemente pelo princípio de uma-china e agradece à China por seu valioso apoio na manutenção da independência, soberania e direitos e interesses legítimos. O Sri Lanka está comprometido em construir em conjunto a "correia e a estrada" para ajudar a melhorar o nível de conectividade regional. Agradece -se a mais empresas chinesas para investir e iniciar negócios no Sri Lanka. Está disposto a fortalecer a cooperação com a China nas áreas de infraestrutura, energia, agricultura, finanças, redução da pobreza, transformação digital, turismo, oceanos, treinamento de pessoal, etc. A China é um país importante no sul global e desempenha um papel construtivo nos assuntos internacionais. O Sri Lanka está disposto a continuar a fortalecer a coordenação e se apoiar em ocasiões multilaterais para proteger os interesses comuns.

Após as negociações, os dois chefes de estado testemunharam em conjunto a assinatura de um plano de cooperação para construir em conjunto o "cinto e estrada" e vários documentos bilaterais de cooperação sobre produtos agrícolas exportados para a China, a subsistência social e das pessoas, notícias, rádio e televisão.

Antes das negociações, Xi Jinping realizou uma cerimônia de boas -vindas para Disanayak, no Hall North do Grande Hall do Povo.

21 canhões foram demitidos na praça da Tiananmen e saudavam para prestar homenagem. Os chefes de estado dos dois países foram para o estande de revisão, e a banda militar tocou os hinos nacionais da China e do Sri Lanka. Acompanhado por Xi Jinping, Disanayak revisou a Guarda de Honra do Exército de Libertação do Povo Chinesa e assistiu ao desfile.

Naquela noite, Xi Jinping realizou um banquete de boas -vindas para Disanayak no salão dourado do grande salão do povo.

Wang Yi participou das atividades acima.

Unified Service Email:chinanewsonline@yeah.net
Copyright@ www.china-news-online.com