[Melhorando o estilo de escrita e falando sobre isso]
O "sabor de pregação" é frequentemente criticado pelos jovens. Alguns artigos estão cheios de sabor de "pregação", e todo o artigo produz vistas em uma atitude condescendente de pregação - parece estar cheio de provérbios, mas é realmente grande e irracional; Parece que a verdade está no seu alcance, mas é difícil ocultar omissões lógicas. Esse estilo de escrita é muito fácil de fazer com que os leitores sintam desconforto, pareçam a distância e até com nojo, e é contrário a "buscar a verdade dos fatos", "linha de massa" e "pedir conselhos às pessoas".
"Use o motivo para movê -lo com emoção". "Se você fizer uma declaração com palavras diretas, a escrita será formada; se você estiver tão feliz, o estilo de escrita ficará claro." Os artigos são uma transportadora importante para transmitir pensamentos e comunicar emoções. O estilo do artigo, o tom do raciocínio e a maneira de expressar emoções afetarão o grau em que persuadir e impressionar os leitores. Portanto, é muito importante melhorar o estilo de escrita para começar removendo o "sabor da pregação".
As principais causas do estilo de "pregação" são duas: por um lado, alguns autores são inadimplentes para os leitores como objetos que exigem orientação e educação e adotam involuntariamente a pregação e o tom opressivo para escrever palavras imperativas. Por outro lado, alguns autores são bons em serem professores e habitualmente exibindo suas opiniões, fazendo com que o artigo mude de interação igual para saída unidirecional. Nesse caso, mesmo que o ponto de vista esteja correto, será resistente por causa de sua atitude arrogante. A característica comum do estilo de "pregação" é que ele coloca os leitores em uma posição passiva e carece de transmissão de valor real e cuidados humanistas.
Para melhorar o estilo de escrita e se livrar do "sabor de pregação", a chave é começar com a mudança de estilo de pensamento. Primeiro, trate os leitores como amigos, os tratam como indivíduos com capacidade de pensamento independente e pense mais sobre o que os leitores realmente precisam e se preocupam. Ao escrever artigos, você deve ser menos condescendente, pareça mais direto e empatia. A expressão também pode ser mais flexível, substituindo o raciocínio sério pelo diálogo e discussão, tornando a expressão mais realista e compreensível. Nem antiquado nem ganancioso por novidade. Use uma linguagem natural e relaxada para trazer mais perto dos leitores e use um estilo de afinidade para obter uma interação aprofundada entre artigos e leitores. Segundo, o artigo deve ser o mais seco possível e fazer mais informações. Comece com boas histórias e problemas reais, investigue e estude mais, encontre a essência e as regras dos problemas e use exemplos específicos e vívidos para provar -lhes. Somente tocando o coração das pessoas, inspirando pensamento, ressoa com elas e realmente se torna uma ponte para o intercâmbio ideológico.
Autor: Zhang Yan (Decano do Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Zhejiang)