A terceira sessão do 14º Congresso Popular Nacional realizou uma conferência de imprensa na tarde do dia 9. Os chefes de quatro departamentos do Ministério dos Assuntos Civis, o Ministério de Recursos Humanos e Seguro Social, o Ministério da Habitação e Desenvolvimento Urbano-Rural e a Comissão Nacional de Saúde responderam a perguntas de repórteres chineses e estrangeiros sobre questões relacionadas.
Ministro do Ministério dos Assuntos Civis Lu Zhiyuan disse que o trabalho de assuntos civis deve se adaptar às mudanças nas necessidades do povo, expandindo gradualmente a cobertura das políticas de segurança dos meios de subsistência das pessoas relevantes e, em ordem, promovem o desenvolvimento de assuntos civis e segurança das pessoas, desde o fundo e básico e básico. Em resumo, é necessário promover as "quatro transformações".
A primeira transformação é garantir que o alvo mude de um grupo específico para mais grupos necessitados.
A universalidade da primeira coisa a enfatizar é a universalidade dos objetos de proteção. Por exemplo, com a melhoria do desenvolvimento econômico e social do meu país e o nível de saúde médica, órfãos e bebês abandonados foram bastante reduzidos. A proteção dos direitos e interesses das crianças migrantes e das crianças para a esquerda tornou-se o foco da preocupação social. É necessário promover a extensão do bem -estar infantil da garantia de vida dos órfãos para cuidar de serviços para todas as crianças que precisam de ajuda. Por exemplo, serviços de atendimento a idosos. O desenvolvimento populacional do meu país mostra características como baixa taxa de nascimentos, envelhecimento e envelhecimento. A função tradicional de atendimento a idosos familiares está enfraquecendo e, mais e mais pessoas idosas apresentaram demandas por serviços de atendimento a idosos sociais. É necessário promover a expansão dos serviços de atendimento a idosos de "três não" idosos (sem capacidade de trabalhar, nenhuma fonte de vida, sem apoiadores e dependentes) para todos os idosos.
A segunda transformação é que o conteúdo do serviço muda principalmente da proteção material para assistência material, serviços sociais e cuidados espirituais.
Com o progresso da sociedade, enquanto a vida básica das pessoas necessitadas é garantida, as necessidades de cuidados espirituais, integração social e autodesenvolvimento também estão crescendo. A assistência material único não pode mais atender às necessidades reais de metas de assistência diversificadas. Nesse sentido, a próxima etapa será explorar o desenvolvimento da assistência social relacionada ao serviço com base em garantias básicas com base na assistência financeira e material, executar serviços de assistência médica para crianças necessitadas e desenvolver serviços de assistência a enfermagem para pessoas com deficiência grave, serviços de reabilitação comunitária para distúrbios mentais etc. para melhor atender às necessidades necessárias.
A terceira transformação é que as garantias do fator mudaram de confiar principalmente no governo para levar o governo como líder e desempenhar ativamente o papel de várias forças como o mercado e a sociedade.
Por exemplo, enquanto fortalece o investimento do governo, a assistência social também deve orientar ativamente o bem -estar e a caridade e outras forças sociais para participar e resolver os problemas das pessoas necessitadas por meio de vários canais por meio de "assistência governamental + assistência de caridade". Por exemplo, no trabalho de assistência idosa, o governo deve garantir o cuidado de idosos dos idosos para os idosos "três não" e apoiar o desenvolvimento de serviços básicos de atendimento a idosos. Ao mesmo tempo, deve dar um jogo completo ao papel da alocação de recursos do mercado, mobilizar as forças sociais para participar, desenvolver vigorosamente os setores de atendimento a idosos e cuidados idosos e aumentar o fornecimento de serviços de atendimento a idosos de vários níveis, diversificados e de alta qualidade.
A quarta transformação é que os meios e métodos são transformados dos métodos de serviço tradicionais para métodos digitais e padronizados.
Aceleraremos a pesquisa e o desenvolvimento e a aplicação de novas tecnologias e novos produtos, como big data e inteligência artificial nas áreas de assistência social, serviços de atendimento a idosos e pessoas com deficiência, aprofundam a reforma de "serviços móveis eficientes" no campo civil, e promovem mais assuntos a serem tratados on -line e on -line.