CCTV News: Na tarde de 9 de janeiro de 2025 (quinta -feira), o Ministério do Comércio realizou uma conferência de imprensa. O porta -voz introduziu as tarefas -chave recentes no campo de negócios e respondeu a perguntas dos repórteres.
Ele introduziu Yadong que o RCEP é o acordo de livre comércio com o maior número de pessoas, a maior escala econômica e comercial e o potencial mais de desenvolvimento do mundo. Nos três anos desde sua eficácia e implementação, sua influência continuou a se expandir, aprofundou a cooperação comercial e investida entre os membros regionais e se tornou o principal canal de integração econômica na região da Ásia-Pacífico.
Primeiro, a construção do mecanismo de RCEP está sendo constantemente aprimorada. Durante o período em que a China serviu como presidente rotativo do RCEP em 2024, promoverá completamente o novo processo de associação para o RCEP chegar. Com os esforços conjuntos de todas as partes, a agência de apoio ao RCEP também foi oficialmente colocada em operação no ano passado. Atualmente, Hong Kong, Sri Lanka e Chile enviaram pedidos formais para ingressar no RCEP, e algumas economias manifestaram forte interesse em ingressar no RCEP, e a atratividade e a influência do RCEP estão constantemente aumentando.
O segundo é aprofundar o processo de integração econômica regional. O RCEP relaxou ainda mais o acesso ao mercado a bens, serviços, investimentos e outras regiões e foi mais otimizado no ambiente de negócios da região e se tornou mais livre e conveniente no fluxo de fatores. Em particular, as regras cumulativas do RCEP para origem e a liberação aduaneira de 6 horas para a entrega expressa são propícias à promoção do desenvolvimento do comércio regional. Em 2023, o volume total comercial regional de RCEP atingiu US $ 5,6 trilhões; A quantidade de investimento atraída por Greenfield na região atingiu 2,2 vezes a de 2021.
O terceiro é consolidar efetivamente a Fundação Básica de Comércio Exterior do meu país. Desde que o RCEP entrou em vigor, a parcela do meu país no comércio de mercadorias com os membros do RCEP no volume total de importação e exportação do meu país permaneceu acima de 30%; Atingiu 12,7 trilhões de yuan em 2023, um aumento de 6,3% em relação a 2021. De janeiro a novembro de 2024, atingiu 12 trilhões de yuan, um aumento de 4,4% ano a ano.
Como a maior economia do RCEP, a China continuará implementando o RCEP de maneira completa e de alta qualidade e fará maiores contribuições para promover o processo de integração econômica da Ásia-Pacífico e alcançar o desenvolvimento e prosperidade comuns regionais.