CCTV News: Hoje (4 de março), um porta -voz do Ministério do Comércio fez um discurso sobre o anúncio dos EUA de que imporia tarifas aos produtos chineses importados dos EUA com o argumento de que era uma questão de fentanil e outros problemas.
No dia 3 de março, horário oriental, os Estados Unidos anunciaram que imporia mais uma tarifa de 10% aos produtos chineses importados para os Estados Unidos a partir de 4 de março, com base no fentanil e em outras questões. A China está fortemente insatisfeita com isso e se opõe firmemente a ela. Serão necessárias contramedidas para salvaguardar firmemente seus direitos e interesses.
A China é um dos países com as políticas antidrogas mais rígidas e a implementação mais completa do mundo. A China e os Estados Unidos realizaram uma cooperação ampla e aprofundada antidroga e alcançaram resultados notáveis. No entanto, o lado americano "mudou a culpa" e cometeu erros repetidamente, e mais uma vez impôs tarifas aos produtos chineses importados para os Estados Unidos com base no fentanil. Essa prática dos Estados Unidos ignora os fatos, ignora as regras comerciais internacionais e as vozes de todas as partes e é um ato típico unilateral e de bullying.
A China declarou repetidamente que as tarifas unilaterais dos EUA violam as regras da OMC e minam o sistema de negociação multilateral. Isso não apenas não resolverá seus próprios problemas, mas também causará danos à cooperação econômica e comercial da China-EUA e à ordem comercial normal internacional. A China exorta os EUA a respeitar os direitos e interesses de outros países e imediatamente retirar medidas tarifárias unilaterais irracionais e irracionais que prejudicam os outros e são desfavoráveis a si mesmo. Esperamos que o lado americano visualize e lide com problemas objetivamente e racionalmente e retorne ao caminho certo para resolver adequadamente as diferenças através do diálogo igual o mais rápido possível.