localização atual:notícias > news > texto
"Zhurong" da China fez novas descobertas! Os oceanos antigos já existiam nas latitudes médias e baixas de Marte
2025-05-04 fonte:CCTV News

The reporter learned from the Institute of Aerospace Information Innovation of the Chinese Academy of Sciences that the research team of the moon and Mars exploration radar led by researcher Fang Guangyou of the institute found that there are multi-layered inclined sedimentary structures 10 to 35 meters underground in the Zhurong landing area in the southern part of the Utopian Plain in the northern hemisphere of Mars. Essas características geológicas são altamente semelhantes aos sedimentos costeiros da Terra, fornecendo as evidências subterrâneas mais diretas até o momento para a existência de oceanos antigos nas latitudes médias e baixas de Marte. Os resultados foram publicados nos procedimentos da Academia Nacional de Ciências (PNAs) em 25 de fevereiro de 2025 Pequim.

Marte é considerado pelos cientistas como o alvo preferido da migração interestelar humana devido a suas características geológicas semelhantes, mudanças sazonais e ritmos circadianos para a Terra. A exploração humana de Marte alcançou muitos marcos nas últimas décadas, mas a maioria dessas descobertas está concentrada em altas latitudes ou regiões polares de Marte, onde o meio ambiente é extremamente frio e debate sobre se já houve uma vasta oceano nos terras marinhas do norte.

// </p> <PLATE =

O primeiro marte Rover da China, Zhurong, aterrissou na parte sul da Planície Utópica em 15 de maio de 2021. É equipado com o Radar de Substituição de Aeroporto do Instituto de Aeroporto, desenvolvido pelo Instituto de Aeroporto, a Aervates Scorty, do String Scorty, do String Scorty, do Instituto do Instituto de Aeroporto. A rota de Zhurong fica a cerca de 280 quilômetros ao norte da antiga costa marinha que as gerações anteriores propuseram possível e fica a cerca de 500 metros abaixo da costa em uma altitude.

△Utopian plain map, Zhurong Local de aterrissagem rover e quatro possíveis costas antigas

A equipe de pesquisa identificou 76 refletores subterrâneos em uma profundidade de 10 a 35 metros abaixo da superfície ao longo do rover, analisando os dados medidos reais do canal de baixa frequência do radar de Zhurong. Esses emissores são amplamente distribuídos e uniformes no espaço, com uma faixa de cobertura de mais de 1,3 quilômetros. Todos os refletores mostram as características da inclinação em direção à direção do norte da planície, com um ângulo de inclinação entre 6 ° e 20 °, um ângulo médio de inclinação de 14,5 ° e múltiplos refletores distribuídos paralelos podem ser observados em profundidades diferentes no mesmo local. Essas estruturas estratigráficas são muito semelhantes aos resultados de imagem de radar dos sedimentos costeiros da Terra, e sua consistência e propriedades físicas excluem outras causas, como estacas de areia formadora de vento, oleodutos de lava ou aluviais do rio. A existência em larga escala desses sedimentos sugere que o transporte costeiro orientado a ondas eólicas fornece uma entrada líquida estável de lodo e areia para o litoral e forma um estrato mencionado acima, uma estrutura que só pode ser formada em um ambiente de água grande e prolongado, em vez de apenas o fusão local e transitório.

Este estudo não apenas fornece evidências subterrâneas importantes de que os oceanos antigos existiam nas planícies de Marte, mas também revela que Marte experimentou um período climático quente e úmido a longo prazo, o que significa que Marte mantém condições de temperatura e pressão adequadas para a existência de água líquida por um longo tempo. Além disso, as propriedades dielétricas dos sedimentos costeiros encontrados no estudo são consistentes com as constantes dielétricas de partículas de areia fina e média na Terra, o que confirma ainda as propriedades de seus sedimentos marinhos.

△Comparison of inclined reflections detected on Marte e sedimentos oceânicos da Terra (a) Imagem de radar penetrante na terra de sedimentos costeiros em Shark Bay, Austrália; (B) Perfil do radar de zhurong mars subsuperfície penetrante no radar do radar de baixa frequência class = "foto_alt_20190808"> △ Diagrama esquemático do processo de formação da estrutura sedimentar inclinada no ponto de aterrissagem de Zhurong (a) uma estrutura hierárquica formada sob a ação da sedimentação das marés; (B) Quando a costa antiga recuava, a água líquida desapareceu e a sedimentação parou. O intemperismo físico e químico subsequente de longo prazo altera as propriedades de rochas e minerais, levando à formação da camada superficial marciana. Portanto, os sedimentos são cobertos pelo atual solo da superfície marciana

O maior significado dessa descoberta é expandir a evidência de água líquida marciana das regiões polares raramente visitadas em Marte para as latitudes médias e baixas que são mais adequadas para atividades humanas, confirmando que Mars já era habitável. Se houvesse oceanos nessa área, com as mudanças climáticas, uma grande quantidade de água pode ser armazenada na forma de gelo subterrâneo, proporcionando a possibilidade de a utilização futura de recursos hídricos de bases de Marte e reduzindo bastante os custos de construção e manutenção das bases de Marte. Além disso, esses sedimentos paleo-oceanos preservam os registros históricos das mudanças climáticas de Marte. Estudar esses sedimentos pode nos ajudar a entender como Marte mudou de quente e úmido para frio e seco, e por sua vez guia os seres humanos como transformar o ambiente marciano e alcançar uma habitação sustentável a longo prazo em Marte.

(repórter do CCTV Shuai Junquan Chu Erjia)

Classificação de leitura
Como romper a "barreira de dados"? Os recursos de dados públicos percebem "um livro em todo o país"
A equipe da Força Aérea de 1º de agosto será para a Tailândia para participar da celebração do 50º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre a China e a Tailândia
A equipe da Força Aérea de 1º de agosto será para a Tailândia para participar da celebração do 50º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre a China e a Tailândia
Entrevista de foco | Por que os novos veículos energéticos do meu país estão se tornando cada vez mais "inteligentes"? Confira!
Notícias em destaque
Entrevista de foco | Por que os novos veículos energéticos do meu país estão se tornando cada vez mais "inteligentes"? Confira!
Entrevista de foco | Por que os novos veículos energéticos do meu país estão se tornando cada vez mais "inteligentes"? Confira!
Reduza o custo de solicitar um certificado para o público! Quatro províncias e dez cidades lançaram "manuseio entre provincial" para registro imobiliário
Reduza o custo de solicitar um certificado para o público! Quatro províncias e dez cidades lançaram "manuseio entre provincial" para registro imobiliário
Ponto de acesso 24 horas
1Entrevista de foco | Por que os novos veículos energéticos do meu país estão se tornando cada vez mais "inteligentes"? Confira!
2Entrevista de foco | Por que os novos veículos energéticos do meu país estão se tornando cada vez mais "inteligentes"? Confira!
3Reduza o custo de solicitar um certificado para o público! Quatro províncias e dez cidades lançaram "manuseio entre provincial" para registro imobiliário
4Reduza o custo de solicitar um certificado para o público! Quatro províncias e dez cidades lançaram "manuseio entre provincial" para registro imobiliário
Unified Service Email:chinanewsonline@yeah.net
Copyright@ www.china-news-online.com