Os arquivos provinciais de Jilin divulgaram os primeiros arquivos de Yang Jingyu, comandante-chefe do primeiro exército de rota das forças aliadas anti-japonesas do nordeste. Este precioso arquivo, formado após o incidente de 7 de julho em 1937, fornece novas evidências para o estudo da tomada de decisão estratégica das Nações Unidas anti-japonesas do nordeste em cooperação com a Guerra Nacional de Resistência.
Os arquivos divulgados desta vez foram uma carta de Yang Jingyu, que foi então comandante em chefe da primeira rota do exército das forças aliadas anti-japonesas do nordeste, até a terceira divisão do primeiro exército de rota do exército do nordeste das forças aliadas anti-japonesas após o incidente de 7 de 7 de julho. A carta foi saqueada pelos japoneses e bonecos durante uma batalha em outubro de 1937 e traduzida para os japoneses para arquivos. Agora está nos arquivos provinciais de Jilin Quanzong do comando japonês Kanto Gendarmerie.
Yang Jingyu's letter Japanese file. (Foto fornecida por Arquivos Provinciais de Jilin)
Especialistas dos arquivos provinciais de Jilin introduziram que, embora a carta não indique a data específica, o conteúdo de "resposta aos sino-japoneses" são altamente consistentes com os nós do JULHO 19 JULHUSTUN7, em que o JUSTYUM STAPTY7. 7 Incidente, claramente apresentou ordens de mobilização, como "Assembléia de tropas rapidamente" e "forças armadas anti-japonesas", e implantaram a política de combate de "apertar o exército de Kwantung e ecoar o campo de batalha civil de Guanyin".
Embora esta versão japonesa do arquivo de cartas tenha experimentado guerra, o conteúdo é completo e contínuo, registrando claramente o plano de combate do comando de Yang Jingyu das tropas de Huanren, em zagueiro para Qingyuan, e confirmando sua intenção estratégica de "expandir o prestígio e o prestício dos anti-japanês.
Liu Xinjun, diretor do Instituto de História e Construção de Partidos da Universidade de Jilin, disse que 2025 é o 120º aniversário do nascimento do general Yang Jingyu e o 85º aniversário de sua morte. Os arquivos divulgados desta vez têm um valor histórico importante para o estudo das ações de Yang Jingyu e até o estudo da história das Nações Unidas anti-japonesas do nordeste.
Yang Jingyu (1905-1940) foi um dos principais fundadores e líderes das forças aliadas anti-japonesas do nordeste. Ele morreu heroicamente em Bengjiang, Jilin (agora Condado de Jingyu) em fevereiro de 1940. (Repórteres Zhang Boyu e Tang Chengzhuo)