Fu Cong disse que o secretário-geral da ONU Guterres apontou em seu relatório que a recente mudança repentina na situação na Síria, organizações terroristas podem aproveitar o caos e seu arsenal pode cair nas mãos dos terroristas, e a comunidade internacional deve ficar de olho nisso. Recentemente, a Síria concedeu posições seniores a combatentes terroristas estrangeiros, incluindo a organização terrorista "Partido Islâmico do Turquista" listado pelo Conselho de Segurança, que é o líder do "movimento islâmico do leste". A China expressou sérias preocupações com isso.
A China pede às autoridades sírias que cumpram suas obrigações antiterrorismo e impedem que qualquer terrorista use o território sírio para ameaçar a segurança de outros países. Um grande número de combatentes terroristas estrangeiros está preso na Síria há muito tempo, causando sérios riscos à segurança. A China apoia a aceleração do processo de repatriação e exige que os países relevantes retomem seu próprio pessoal o mais rápido possível.
Fu Cong disse que organizações terroristas como o "Estado Islâmico", "Al-Qaeda" e "Oriental Irã" são muito ativas no Afeganistão e estão conectadas entre si, que não apenas prejudicam a situação de segurança no Afganistão, mas também representa uma ameaça à regional e à paz e à segurança. A China pede ao governo provisório afegão que tome ações visuais e verificáveis para se desintegrar e eliminar todas as organizações terroristas no Afeganistão. A China apoia os países da Ásia Central e a SCO para fortalecer a cooperação com o Afeganistão, trabalham juntos para responder a desafios de segurança terroristas, ajudar o Afeganistão a se integrar à cooperação econômica regional e erradicar o terreno fértil para o terrorismo.
Fu Cong disse que a África está se tornando uma nova fronteira para o contra-terrorismo internacional. As capacidades inadequadas antiterrorismo são um problema enfrentado por muitos países africanos. A comunidade internacional deve aumentar o apoio em termos de fundos, equipamentos, inteligência, recursos humanos, suprimentos de logística etc. As Nações Unidas e seus parceiros devem fortalecer a cooperação com organizações regionais como a União Africana e apoiar a África no fortalecimento de suas capacidades antiterrorismo e na construção de instituições antitrorismo.
Fu Cong disse que a China sempre foi um defensor e contribuinte para a cooperação internacional antiterrorista e continuará trabalhando em conjunto com todas as partes para combater todas as formas de terrorismo e contribuir para a realização de um mundo de paz duradoura e segurança universal.