CCTV News: De acordo com o site do Ministério do Comércio, por volta das 20h, horário do leste, em 1º de fevereiro, a Casa Branca emitiu uma lista de fatos, anunciando uma tarifa adicional de 10% sobre produtos chineses importados para os Estados Unidos com base no fentanil e em outras questões. A China está fortemente insatisfeita com isso e se opõe firmemente a ela.
A imposição tarifária unilateral dos EUA viola seriamente as regras da OMC, que não é apenas inútil para resolver seus próprios problemas, mas também causam danos à cooperação econômica e comercial normal entre a China e os Estados Unidos. A China entrará com uma ação na OMC pelas práticas erradas dos EUA e levará contramedidas correspondentes para proteger firmemente seus direitos e interesses.
A China espera que os EUA vejam e lidem com seu próprio fentanil e outras questões objetivas e racionalmente, em vez de ameaçar outros países com tarifas à vontade. A China exorta os EUA a corrigir suas práticas erradas, agir da mesma maneira que a China, enfrentar problemas diretamente, ter diálogo franco, fortalecer a cooperação e gerenciar diferenças com base na igualdade, benefício mútuo e respeito mútuo.