Xinhua Agência de Notícias, Pequim, 17 de maio Título: Museus estão substituindo o "estilo frio" por afinidade e proximidade
Xinhua, repórter da agência de notícias Wang Yahong
O dia 18 é o Dia Internacional do Museu. O tema deste ano é "o futuro dos museus em uma sociedade em rápida mudança". Nos últimos anos, os museus têm se adaptado ativamente às mudanças, substituindo o "estilo frio" por atração afável e estreita e integrando exposições ao cotidiano das pessoas com um novo visual e uma nova atmosfera.
Durante o feriado do dia de maio há pouco tempo, museus de todo o país receberam mais de 60 milhões de visitantes, estabelecendo um recorde. Muitas vezes, há longas filas nas entradas de alguns grandes museus, e muitos turistas se concentram em organizar museus durante seus itinerários de viagem, e alguns até "correm para uma cidade para um museu".
A atração do museu decorre de escavar informações ricas culturais de exposições em uma dimensão mais. O museu não é mais um "altar histórico frio", mas conta histórias de relíquias culturais de acordo com a cognição das pessoas comuns e as preferências dos jovens, para que a exposição possa ter uma nova vitalidade. A exposição aduaneira folclórica permite que as pessoas viajem pela história e revisem a vida dos antigos, a ligação entre a Cidade Proibida e o Palácio de Versalhes reflete as trocas sino-francas nos séculos XVII e XVIII, e a exposição especial de Dunhuang traz a lenda do museninho para o Desert Millennium para o povo urbano de Dunhuang.
As indústrias culturais e criativas de museus constantemente inovadoras surgiram frequentemente, permitindo que o público "traga relíquias culturais para casa". Os museus não são apenas uma plataforma para exibir história e uma entrada para o tráfego cultural e turístico urbano, mas também uma fonte de criatividade cultural. Nos últimos anos, o museu desenvolveu coroas de Phoenix, adesivos de geladeira de Caisson etc., que foram divididos em círculos e paredes quebradas, integrando a beleza das roupas e a requintabilidade dos edifícios antigos na vida cotidiana. A ampla gama de produtos culturais e criativos reflete a transformação criativa e o desenvolvimento inovador de uma excelente cultura tradicional e também demonstra a vitalidade e o potencial do mercado de consumo cultural.
Além disso, muitos museus continuam a enriquecer seus métodos de comunicação e a usar meios tecnológicos para atrair mais públicos. Os passeios em nuvem e as transmissões ao vivo permitem que as pessoas evitem o dilema do ombro a ombro e difíceis de obter um ingresso, e podem entender a exposição sem sair de casa e conseguir um encontro com a civilização.
O museu registra o passado e reflete o futuro. Através de exposições e atividades, explica história e cultura, apresenta mudanças sociais e cria consenso espiritual. A sociedade está mudando rapidamente. Diante de novas tarefas, como proteção, inovação e reconstrução da identidade cultural, os museus devem defender firmemente a verdade e inovar, ressoar com os tempos, integrar o contexto histórico à vida moderna por meio de reformas ativas e fornecer a todas as pessoas comuns com abundante nutrição civilizada.