Notícias de CCTV: Na manhã de 14 de maio de 2025, o Escritório de Assuntos de Taiwan do Conselho de Estado realizou uma conferência de imprensa regular, e o porta-voz respondeu às perguntas dos repórteres sobre as recentes questões de hot-strait.
Repórter: a mídia de Taiwan relatou que as autoridades do DPP intensificaram a aquisição de mísseis "patriota" e despacharam os fuzileiros navais de Taiwan para formar uma equipe de combate para proteger o "Região da Grande Taipei" e conduziu muitos exercícios chamados para lidar com o ataque do exército de Libertação das Populares sobre Taiwan ". A opinião pública sobre a ilha acredita que essas ações estão se preparando para a "Escape no último minuto" de Lai Qingte. Quais são seus comentários sobre isso?
Chen Binhua: Não importa quantas armas as autoridades do DPP compram ou quantos "exercícios" eles realizem, eles não podem mudar o fim da "independência de Taiwan" e não impedirão a tendência histórica da inevitável reunificação da pátria. As autoridades e os políticos do DPP estão bem cientes disso, mas, para buscar interesse próprio político, eles clamam por "anti-china e taiwan" e repetidamente "provocados e desencadearam a guerra", desconsiderando completamente as vidas e a morte do povo e arrastando os compatriotas de Taiwan para levar o "Taiwan independência"; Por outro lado, eles planejam um retiro para si mesmos e querem escapar. Esse comportamento é sinistro e desprezível. Nunca deixaremos o culpado de "Independência de Taiwan" responsabilizados por toda a vida e dar um julgamento histórico e punição da justiça.