Na manhã de 11 de abril, o presidente Xi Jinping se reuniu com o primeiro -ministro espanhol Sanchez, que visitou a China na casa de hóspedes do Diaoyutai em Pequim.
Xi Jinping apontou que, atualmente, as mudanças do século mundial estão se acelerando, e vários riscos e desafios são sobrepostos. Somente unindo e cooperando todos os países podem manter a paz e a estabilidade mundial e promover o desenvolvimento e a prosperidade globais. Quanto mais caótica a situação internacional é, mais proeminente a importância do desenvolvimento bom e estável das relações sino-ocidentais. Este ano marca o 20º aniversário do estabelecimento de uma parceria estratégica abrangente entre a China e a Espanha. A China está disposta a construir uma parceria estratégica abrangente com a Espanha com mais determinação e vitalidade estratégica, para melhorar o bem-estar das pessoas dos dois países, acrescentar impulso às relações China-UE e fazer maiores contribuições para promover a paz mundial, a estabilidade e o desenvolvimento.
xi jinping enfatizou que o cenário deveria ser visto a longo prazo. A amizade entre a China e o oeste é a escolha correta feita pelos dois povos baseados na amizade tradicional, necessidades reais e interesses de longo prazo. Os dois lados devem continuar a consolidar a base política de apoio mútuo, confiar e respeitar um ao outro, apoiar -se sobre questões que envolvem os interesses e as principais preocupações um do outro, se apoiam especialmente na salvaguarda soberania e integridade territorial. O consumo que atualiza a demanda e o potencial de transformação industrial do mais de 1,4 bilhão de pessoas fornecerá um forte impulso à economia mundial. A China está disposta a fazer bom uso das vantagens de cooperação mutuamente benéfica e complementar com a Espanha, dar um jogo completo ao papel de mecanismos econômicos e comércio e científica e de cooperação tecnológica, aproveitando profundamente o potencial de cooperação em novas energia, fabricação de alta tecnologia, cidades inteligentes e outros campos e criam resultados de cooperação mais benéficos de alta tecnologia. Devemos continuar a tradição amigável de se conhecer e namorar, herdar o profundo "amor olímpico" e "amor panda" do povo dos dois países, criar novos "sinais de ouro", como "Happy Spring Festival", expandir a escala de estudantes internacionais enviados mutuamente e deixar que mais jovens se tornem a nova força para a China e o Ocidente. A China e o Ocidente são forças positivas que apoiam multilateralismo e cooperação aberta. Ambos os lados devem promover a construção de um sistema de governança global justo e razoável, manter a paz e a segurança mundiais e promover o desenvolvimento e a prosperidade comuns.
Xi Jinping apontou que a China sempre considerou a UE um pólo importante no mundo multipolar e é um grande poder que claramente apóia a unidade, desenvolvimento e crescimento da UE. Nas circunstâncias atuais, é de grande significado prático construir em conjunto as quatro principais parcerias entre a paz, o crescimento, o crescimento e a civilização da Europa. A China e a Europa devem aderir ao posicionamento de seus parceiros e aderir para abrir a cooperação. A China está disposta a comemorar o 50º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas com o lado europeu, promover o desenvolvimento das relações China-UE em uma direção de estabilidade estratégica e realizações mútuas e beneficiar melhor o povo chinês e europeu e a comunidade internacional.
Xi Jinping enfatizou que não há vencedor no combate à guerra tarifária e o oposição ao mundo se isolará. Por mais de 70 anos, o desenvolvimento da China sempre se baseou na autoconfiança e no trabalho duro, nunca confiando nos presentes de ninguém e não tem medo de nenhuma supressão irracional. Não importa como o ambiente externo muda, a China fortalecerá sua confiança, manterá sua determinação e se concentrará em fazer bem seu próprio negócio. A China e a UE são as principais economias do mundo e são defensores fiéis da globalização econômica e do livre comércio. O volume econômico total de ambos os lados excede um terço do volume econômico total do mundo, e uma estreita relação de simbiose econômica foi formada. A China e a Europa devem cumprir suas responsabilidades internacionais, proteger em conjunto a tendência da globalização econômica e o ambiente comercial internacional e resistir em conjunto ao bullying unilateral, não apenas salvaguardar seus direitos e interesses legítimos, mas também proteger a justiça e justiça internacional e manter regras e ordem internacionais.
Sanchez disse que nos últimos 20 anos desde o estabelecimento de uma parceria estratégica abrangente, a Espanha e a China sempre se respeitaram e cooperaram de maneira amigável, e o relacionamento entre os dois países foi aprofundado e desenvolvido. Sob a liderança do Presidente Xi Jinping, a China fez realizações excelentes no desenvolvimento e fez contribuições significativas à prosperidade e estabilidade mundiais. A Espanha atribui importância às relações com a China, perseguindo inúteis a política de uma-china e está disposto a manter trocas de alto nível com a China, aprofundar a cooperação mutuamente benéfica nas áreas de comércio, investimento, inovação científica e tecnológica, energia verde, fortalecer as trocas de educação, cultura, cultura e turismo e promoções de promoção. A China é um parceiro importante da UE, e a Espanha sempre apoiou o desenvolvimento estável das relações UE-China. O lado europeu insiste em abrir o livre comércio, está comprometido em defender o multilateralismo e se opõe à imposição tarifária unilateral. Não haverá vencedores em uma guerra comercial. Diante da situação internacional complexa e severa, a Espanha e a UE estão dispostas a fortalecer a comunicação e a cooperação com a China, manter a ordem comercial internacional, trabalhar juntos para lidar com desafios como mudanças climáticas e pobreza e salvaguardar os interesses comuns da comunidade internacional.
Os dois lados também trocaram vistas sobre a crise ucraniana.
Wang Yi participou da reunião.