Esta é a primeira vez que meu país estabelece uma nova meta de cerca de 1,4 trilhão de Jin para a produção de grãos no relatório de trabalho do governo após sua produção de grãos estabilizada em mais de 1,3 trilhão de Jin por 10 anos consecutivos e excedeu um novo nível de 1,4 trilhão de Jin em 2024.
Mais de 1,4 bilhão de pessoas querem comer é a verdadeira condição nacional do nosso país. Os grãos têm produzido anos de pára -choques, mas com a melhoria dos padrões de vida, as pessoas comeram mais carne, ovos e leite e precisam de mais e mais grãos de alimentação para se converter. A demanda por alimentos está constantemente se expandindo, e o grão geral ainda está em um equilíbrio rígido entre oferta e demanda.
Em janeiro deste ano, o Comitê Central do Partido Comunista da China e do Conselho de Estado emitiu o "Plano de Revitalização Rural abrangente (2024-2027)", que afirmou claramente que, em 2027, progressos substanciais serão feitos na revitalização abrangente de áreas rurais e modernização agrícola e rural alcançarão um nível novo. "A base da segurança alimentar nacional é mais sólida" é um aspecto importante.
O alvo de cerca de 1,4 trilhão de Jin é definido em 2025. O relatório do plano acredita que ajudará a estabilizar a produção agrícola e as expectativas sociais. Com a profunda implementação da estratégia de armazenar grãos na terra e armazenar grãos na tecnologia, a capacidade de garantia de segurança alimentar continua a melhorar, e há uma base e apoio para atingir esse objetivo.
Como conseguir isso?
Nos três principais relatórios, há uma série de medidas práticas e trabalhadoras:
--Ligue para a proteção de terras aráveis. "As pessoas não comem sem grãos, e os grãos não crescem sem terra". Terra arável é a força vital da produção de grãos.
O relatório de trabalho do governo propõe que sigam estritamente a linha vermelha de terras aráveis e gerencie estritamente ocupação e compensação equilibradas. Promover a construção de terras agrícolas de alto padrão com alta qualidade, fortalecer a construção de instalações de conservação de terras agrícolas e áreas de irrigação modernas e promover o gerenciamento de terras aráveis degradadas.
Du Gang, membro do Congresso Popular Nacional e presidente da Cooperativa Agrícola e Animal de Wudaohezi, Banner Zhalaite, Liga Xing'an, região autônoma da Mongolia interior, disse que a proteção de terras aráveis não requer quantidade, mas também a qualidade. Devemos fazer todos os esforços para construir campos férteis modernos que garantem colheitas em seca e inundação, altos rendimentos e produção estável, para que os campos férteis possam cultivar bons grãos e contribuir para garantir a segurança alimentar.
- Fortalecer a inovação científica e tecnológica. Em 2024, a produção de grãos do meu país atingiu uma nova alta, com a taxa de contribuição de aumento de rendimentos atingindo 80%. O relatório de trabalho do governo deste ano fez acordos para acelerar a pesquisa e desenvolvimento e aplicação de máquinas e equipamentos agrícolas avançados e aplicáveis, promoção em larga escala de realizações científicas e tecnológicas agrícolas e implementação aprofundada de ações de revitalização da indústria de sementes.
Nos últimos anos, embora a produção de grãos do meu país tenha sido para os anos de choque, ainda há espaço para melhorias na tecnologia de produção de campo agrícola. O Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais afirmou que insistirá em melhorar o rendimento e a qualidade ao mesmo tempo e considerará a melhoria do rendimento em larga escala como uma medida-chave para a produção de grãos. A aceleração da promoção de realizações científicas e tecnológicas agrícolas aumentará a taxa de tecnologia e direcionará a produção de grãos em larga escala.
As sementes são os "chips" da agricultura, que afetam diretamente a produção e a qualidade dos grãos. Ru Zhengang, membro do Congresso Popular Nacional e professor do Centro de Pesquisa de Trigo da Universidade de Ciência e Tecnologia de Henan, disse que a implementação aprofundada da ação de revitalização da indústria de sementes acelerará a conquista de várias variedades avançadas, garantirá a segurança alimentar e melhorará a qualidade das pessoas.
- Proteja dois "positividade". Desde o ano passado, os preços de alguns produtos agrícolas têm sido lentos, e os preços de algumas variedades caíram significativamente, afetando a eficiência da produção e operação agrícola. Somente quando os agricultores podem ganhar dinheiro cultivando grãos, a produção de grãos é garantida.
O relatório de trabalho do governo propõe que medidas abrangentes devem ser implementadas para promover os preços de importantes produtos agrícolas, como grãos, para manter um nível razoável. Lançar a compensação de juros horizontais interprovinciais para áreas de produção e vendas de grãos sob a coordenação do governo central, aumentar o apoio aos principais municípios produtores de grãos e proteger o entusiasmo dos agricultores que cultivam grãos e as principais áreas que produzem grãos.
O relatório do orçamento também esclarece uma série de medidas, como melhorar as políticas de subsídios agrícolas, continuando a fornecer recompensas e apoio aos principais municípios produtores de grãos e desenvolvendo um seguro agrícola multinível.
Ban Litong, membro do Comitê Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês e Professor da Escola de Agricultura e Recursos e Meio Ambiente da Universidade Agrícola de Tianjin, disse que essas principais medidas melhorarão o sistema de políticas para o apoio à produção de grãos e ajudará a alcançar o objetivo de cerca de 1,4 trilhão de Jin da produção de grãos.