O Ministério do Comércio respondeu que o Canadá sanciona as empresas chinesas com base no envolvimento na Rússia: exorto o Canadá a interromper suas práticas erradas imediatamente
Em 26 de fevereiro, um porta-voz do Ministério do Comércio respondeu a perguntas dos repórteres sobre o Canadá Sanções chinesas sobre os fundos de involuntaria.
P: Em 24 de fevereiro, o governo canadense emitiu uma declaração impondo sanções a 76 entidades estrangeiras e indivíduos que fornecem apoio a itens de uso duplo à Rússia, incluindo 20 empresas chinesas. Qual é a resposta do Ministério do Comércio a isso?
a: notamos essa situação. A China está fortemente insatisfeita com isso e se opõe firmemente a ela.
A China sempre se opôs a sanções unilaterais sem a base do direito internacional e autorizadas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas e enfatizou que os países relevantes não prejudicariam os direitos e interesses legítimos de empresas chinesas, instituições e indivíduos em lidar com a questão da Ucrânia, incluindo o direito à realização de negociações normais, investimentos financeiros. A prática unilateral das sanções canadenses a empresas chinesas mina regras e pedidos econômicos e comércio internacionais e prejudica a segurança e a estabilidade da cadeia industrial global e da cadeia de suprimentos.
A China exorta o Canadá a interromper suas práticas erradas imediatamente. A China tomará as medidas necessárias para defender resolutamente os direitos e interesses legítimos das empresas chinesas.
(repórter do CCTV Ding yani gao yuan)