Devido ao declínio no fluxo de passageiros e ao enfraquecimento do efeito de desvio, Guangzhou planeja suspender várias linhas relacionadas ao BRT.

O papel2025-05-04

De acordo com a conta pública do WeChat "Guangzhou Transportation" em 24 de fevereiro, várias rotas de ônibus em Guangzhou planejam ser ajustadas e as opiniões agora são solicitadas. Esse ajuste envolve várias linhas relacionadas ao BRT, que atraiu a atenção do mundo exterior.

De acordo com a "Tabela de configurações de ajuste do barramento", a linha B20 e B7 Express são integradas, e o motivo é reduzir a sobreposição da seção oeste do canal BRT e melhorar a eficiência operacional do sistema BRT. Além disso, 6 linhas relacionadas ao BRT estão planejadas para serem suspensas, entre as quais o motivo de ajuste da linha B1 Express é "uma linha B1 Peak Express, que é despachada com flexibilidade por B1"; O motivo do ajuste do motivo do ajuste da linha B4 Express é "uma linha B4 Peak Express, que reduziu o fluxo de passageiros"; O motivo do ajuste para o motivo do ajuste da linha B5 Express é "uma linha B5 Peak Express, que é despachada com flexibilidade por B5"; A razão de ajuste do ajuste é: todas as três linhas pertencem à linha de desvio do canal BRT, que diminuiu nos últimos anos, e o efeito de desvio foi bastante enfraquecido.

Informações públicas mostra que, em 2010, o primeiro sistema de ônibus rápido de Guangzhou (BRT), conhecido como "arco -íris oriental", surgiu. A rota conecta o Centro Esportivo do Distrito de Tianhe e a comunidade Xiayuan do distrito de Huangpu. Tem 21,8 quilômetros de comprimento e tem 26 estações. Ele ganhou sucessivamente quatro prêmios internacionais: o "Prêmio Internacional de Desenvolvimento de Transporte Sustentável de 2011", "Prêmio Sustentável de Desenvolvimento Verde e Baixo Carbono", "Prêmio de Beacl de Resposta ao Clima de Mudança Climática de 2012 das Nações Unidas", "2013 BRT System Gold Standard Award" e o Transporte Smart do National Advanced Collective, tornando-se o novo cartão de visita do Smart Transportation de Guangzhou.

O chamado BRT adota o modelo "corredor fechado + linha flexível", e apenas os veículos BRT são tomados no canal dedicado do BRT, reduzindo a interferência entre ônibus e veículos sociais e alcançando ônibus rápidos. Depois, Guangzhou construiu sucessivamente 31 rotas de ônibus BRT, cobrindo 750 pares de pontos de ônibus na cidade, representando cerca de 15,6% dos pontos de ônibus na área urbana central. O BRT Bus se tornou o canal de transferência de ônibus da cidade e se tornou o sistema BRT mais movimentado da Ásia.

Em 2020, Guangzhou BRT comemora seu décimo aniversário. Um artigo divulgado pelo Departamento de Transporte Provincial de Guangdong na época mostrou que, a partir de 2019, a velocidade operacional média dos veículos no canal BRT em Guangzhou excedeu 24 quilômetros por hora, um aumento de 84% em comparação com a velocidade dos ônibus ao longo da Zhongshan Avenue pela primeira vez. A velocidade média dos veículos sociais ao longo do BRT aumentou de 13,9 km/h para 17,8 km/h, o que é 28% mais rápido do que antes da abertura. Desde o lançamento de Guangzhou BRT, ele salvou os cidadãos em média 1,48 milhão de yuans por dia e reduziu as emissões de dióxido de carbono em mais de 86.000 toneladas ao longo do ano. O artigo dizia que o modelo BRT de Guangzhou foi promovido com sucesso a todas as partes do mundo e se tornou um impulsionador para o desenvolvimento do transporte inteligente internacional.

No entanto, com a melhoria da rede de metrô e o aumento dos veículos elétricos, os hábitos de viagem dos cidadãos de Guangzhou mudaram e a proporção de viagens de ônibus diminuiu, o que também afetou a capacidade do passageiro do BRT.

Relatórios públicos mostram que, desde a abertura do Guangzhou BRT em 2010, o fluxo de passageiros diários de pico atingiu 850.000 (dados de 2015), mas o fluxo médio diário de passageiros em 2023 caiu para cerca de 400.000, uma diminuição de mais de 50%. Em 2024, esses dados caíram para 266.200 passageiros, representando 10,78% do volume de passageiros de ônibus no centro da cidade. Em janeiro de 2025, o fluxo médio diário de passageiros de Guangzhou BRT foi de apenas 387.000, e a taxa de utilização de faixas dedicadas durante o período de pico foi de apenas 41%, uma diminuição de 8% em relação ao mesmo período do ano passado. O intervalo médio de partida durante o período de pico foi de 9,8 minutos, uma extensão de 1,5 minutos em relação ao ano passado e a satisfação do passageiro foi de 82,4%, uma redução de 3,6 pontos em relação ao mesmo período do ano passado.

Em agosto de 2024, o Departamento de Transporte Municipal de Guangzhou emitiu uma solicitação de opiniões, e o B27 planeja suspender operações. É a primeira vez que o código com fio é aplicado para a suspensão das operações desde que o sistema BRT foi aberto. O artigo constatou que o B27 está atualmente em operação.

De acordo com o relatório do sul de fevereiro de 2025, nas duas sessões de Guangzhou, muitos representantes propuseram otimizar as regras de uso da BRT Lane no contexto de tráfego cada vez mais congestionado para melhorar a eficiência do tráfego rodoviário. Atualmente, outras cidades da China com faixas BRT estão buscando mudanças. Se Jinan quiser reduzir o escopo das faixas dedicadas, Chengdu precisa se transformar em uma linha de teste ferroviário inteligente, e o BRT de Pequim foi suspenso.

O relatório disse que a eficiência de tráfego de Guangzhou BRT também causou controvérsia, ou seja, a vantagem de velocidade das pistas dedicadas do BRT diminuiu. Mesmo que a velocidade do barramento permaneça a 20 km a 25 km/h, a velocidade do metrô na mesma área atinge 35 km-40km/h; Além disso, da perspectiva da relação custo-benefício, o custo anual de manutenção do sistema BRT é de cerca de 120 milhões de yuans. Comparado com o volume médio de transporte diário de toda a rede de metrôs de dezenas de milhões, o custo da unidade do passageiro é significativamente maior. Em 2024, a perda operacional do sistema BRT se expandiu para 180 milhões de yuans, e o subsídio para passageiros da unidade atingiu 2,3 ​​yuan (0,7 yuan para o metrô); Do ponto de vista da ocupação espacial, o BRT dedicado a pista é responsável por mais de 30% dos direitos rodoviários das principais estradas, como a Zhongshan Avenue. O monitoramento durante o horário de pico (9: 00-16: 00) mostra que o veículo que passa pela BRT Lane é de apenas 18% das faixas sociais adjacentes, causando disputas de recursos ociosos.

Associações de consumidores em Pequim, Tianjin e Hebei emitiram em conjunto um aviso de consumidor: cuidado com a armadilha de "reembolsar a indústria negra de seguros" e proteger racionalmente seus direitos e interesses legítimos

2025-05-07

Muitos indicadores são melhores do que o esperado, e o "soco combinado" de políticas financeiras continua a fazer esforços para mostrar resultados

2025-05-07

Todas as regiões continuam a introduzir novas medidas para trocar por "negócios" por "negócios vencedores", e o governo e as empresas estão "indo em ambas as direções"

2025-05-07

Siga o Secretário Geral para as duas sessões | Testemunha

2025-05-07

Siga o Secretário Geral para as duas sessões | Testemunha

2025-05-07

A economia é vista com os indicadores principais | "Políticas + atividades" andam de mãos dadas, e os destaques em várias áreas de consumo são frequentemente liberados

2025-05-07

Através dos dados, a nova rodada de reforma do sistema de energia "boletim" é vista e o sistema de mercado de energia é gradualmente melhorado

2025-05-07

Uma série de indicadores de alta frequência libera sinais positivos. A economia do meu país "começou fortemente e começou bem" em muitas áreas.

2025-05-07