Esta manhã (18 de fevereiro), nas águas offshore de Lingshui, Hainan, um novo compartimento de dados foi colocado no fundo do mar e conectado ao data center submarino operacional para construir um cluster de centros de computação inteligentes submarinos em Hainan.
De acordo com relatos, o compartimento de dados recém-colocado no submarino é um vaso de pressão, 18 metros de comprimento e 3,6 metros de diâmetro, e mais de 400 servidores de alto desempenho podem ser colocados dentro e pode ser conectado ao terminal de dados do cliente através de uma estação de costa no solo próximo.
O poder de computação atual do cluster de computação inteligente submarino é equivalente a cerca de 30.000 computadores de jogos de ponta operando simultaneamente e podem concluir o volume de cálculo de um computador comum em um segundo. Ele pode apoiar o assistente inteligente de Deepseek a conduzir cerca de 7.000 sessões inteligentes por segundo.
O cluster Intelligent Computing Center usa a água do mar como uma fonte fria natural para melhorar a eficiência de energia da computação e economiza muita terra, água doce e eletricidade. Atualmente, assinou contratos com quase 10 empresas e será aplicado a uma inteligência artificial grande treinamento e raciocínio, simulação industrial, produção de jogos e pesquisa científica marinha.
(repórter Zhu yong e ele yingping da estação geral)